Precisa lavar alho-poró?

Perguntado por: mibrahim9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Vimos que o vegetal tem um formato de bulbo. Isso quer dizer que as suas folhas crescem bem enroladinhas na base. E é isso que dificulta a sua higienização. Lavá-lo apenas colocando sob água corrente não é correto porque a sujeira fica nas partes mais escondidas do bulbo e pode estragar ou contaminar a sua receita.

Para limpar mais facilmente
Faça um corte longitudinal partindo do talo em direção às folhas, depois vire o alho-poró e repita o procedimento. Isso facilitará na hora de lavá-lo em água corrente, já que ele costuma reter resíduos de terra entre as camadas.

Primeiramente, você irá retirar as duas extremidades do alho-poró, ou seja, a raiz e as folhas mais escuras. Aliás, você pode descartar a raiz e usar as folhas para outras receitas. Em seguida, faça um corte no vegetal no sentido do comprimento, começando do lado da raiz rumo às folhas.

Assim que você chegar do mercado ou da feira, armazene o alho-poró bem sequinho em sacos ou potes fechados e guarde na geladeira. Desta forma irá durar até 2 semanas sem estragar. Se o alho-poró estiver cozido, guarde em um pote hermético dentro da geladeira. Cozido, o alho-poró dura até 5 dias na geladeira.

Para higienizar o alho e a cebola, deve se retirar as folhas mais externas, que geralmente concentram todas as sujidades. Tanto o alho quanto a cebola não necessitam de uma lavagem específica, mas, se você quiser, coloque algumas gotas de detergente em uma esponja e esfregue delicadamente, lavando em água corrente.

O plantio de alho-poró pode ser feito por sementeiras ou já em seu local definitivo, em covas de aproximadamente 1 cm de profundidade e com 10 cm de distância entre elas. 2. EStando entre 10 a 20 cm de altura, cerca de dois meses após a semeadura, deve ser realizado o transplante para o local definitivo.

A parte branca é geralmente a mais utilizada nas receitas, por ser menos fibrosa, mas as folhas verde-escuras também podem ser aproveitadas, especialmente para dar sabor a caldos e sopas.

Com alto teor de fibras, o alho-poró ajuda a manter o bom funcionamento do aparelho digestivo. A hortaliça possui ainda inulina, um composto prebiótico, ou seja, serve de alimento para as bactérias boas no intestino, ajudando-as a se reproduzirem e contribuindo para a saúde da flora intestinal.

O alho-poró é uma ótima fonte de antioxidantes, particularmente polifenóis e compostos de enxofre. Ele é rico em kaempferol, um antioxidante polifenol que protege o organismo de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3).

O talo vai em fatias finas, e as folhas, inteiras, dão sabor e perfume especiais ao caldo.

Corte em rodelas e congele num saco plástico – ele vai do congelador direto para o refogado ou panela. As folhas também podem ser congeladas para aromatizar caldos ou sopas caseiras.

As folhas de alho-francês em pó dão um óptimo condimento para adicionar a pratos de arroz, massa, molhos, caril, saladas

O alho pode ser congelado com os dentes descascados e inteiros, ou triturados e processados. Você pode guardar eles em algum recipiente plástico ou até forminhas de gelo, sempre com um pouco de óleo para ajudar na conservação.

Você deve estar pensando: mas TDG, pode congelar alho e cebola? E nós te respondemos que sim! O processo de congelamento pode modificar o sabor e a textura dos alimentos, mas essas mudanças, muitas vezes, são irrelevantes quando o assunto é praticidade na cozinha.

Solo e regas
O solo ideal para cultivo de alho-poró é bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e também rico em nitrogênio. O pH ideal é de 6,0 a 6,8. O alho-poró pede regas frequentes, para que o solo seja sempre mantido úmido, no entanto, nunca encharcado.