Como conservar alho-poró cru?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O alho-poró cru não deve ser guardado a temperatura ambiente pois ele estraga muito rápido. Assim que você chegar do mercado ou da feira, armazene o alho-poró bem sequinho em sacos ou potes fechados e guarde na geladeira. Desta forma irá durar até 2 semanas sem estragar.

Corte em rodelas e congele num saco plástico – ele vai do congelador direto para o refogado ou panela. As folhas também podem ser congeladas para aromatizar caldos ou sopas caseiras.

cinco dias

Quando bem embalado, o alho-poró dura em média cinco dias na geladeira. Por isso, uma dica para ter o ingrediente sempre à mão é congelá-lo.

Para armazenar de forma correta, guarde-o em local arejado e distante de contato direto com o sol. Para maior duração, a casca só deve ser retirada no momento em que o dente for utilizado. Alhos não devem ser guardados em recipientes fechados pois correm o risco de mofar ou germinar.

A parte branca é geralmente a mais utilizada nas receitas, por ser menos fibrosa, mas as folhas verde-escuras também podem ser aproveitadas, especialmente para dar sabor a caldos e sopas.

Dá até pra colocar no feijão. As folhas são duras e fibrosas, mas cheias de sabor.

Fonte de nutrientes importantes
O vegetal contém cálcio, ferro, potássio, magnésio e cobre, substâncias essenciais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular. Tem também vitamina C, que fortalece a imunidade, faz bem para a saúde da pele e auxilia na absorção do ferro.

O alho pode ser congelado com os dentes descascados e inteiros, ou triturados e processados. Você pode guardar eles em algum recipiente plástico ou até forminhas de gelo, sempre com um pouco de óleo para ajudar na conservação.

150 dias

De 120 e 150 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo, pode-se realizar a colheita do alho.

Você deve estar pensando: mas TDG, pode congelar alho e cebola? E nós te respondemos que sim! O processo de congelamento pode modificar o sabor e a textura dos alimentos, mas essas mudanças, muitas vezes, são irrelevantes quando o assunto é praticidade na cozinha.

A refrigeração faz o alho se deteriorar por causa da umidade e isso pode fazer com que ele mofe. Se você tiver picado ou triturado o alho fresco, pode armazená-lo na geladeira em um recipiente fechado por pouco tempo, mas use assim que for possível. Congelar não é recomendado porque muda a consistência e o sabor.

Como conservar alho triturado na geladeira? Após triturar o alho em um processador, adicione um pouco de sal para ajudar na conservação. Em seguida, guarde o alho triturado em um recipiente coberto com azeite ou vinagre. Preencha com o líquido até a borda do pote.

Alho descascado triturado para facilitar o refogado do dia a dia: aprenda como fazer. Segundo especialistas em culinária, muitas pessoas cometem o erro de guardar o alho na geladeira. Para que se preservem seus aroma e sabor, é melhor conservá-lo em temperatura ambiente.

O alho poró não apresenta contra indicações, porém, devido a importante presença do Potássio na sua composição, as pessoas que tem indicação de ingestão controlada de potássio precisam ficar atentas com a quantidade ingerida.

Pode ajudar na perda de peso
Como a maioria dos vegetais, o alho-poró pode ser um aliado de quem deseja perder peso, já que contém apenas 31 calorias a cada 100 gramas. Ele é rico em fibras, as quais reduzem o apetite e auxiliam no bom funcionamento intestinal (confira aqui estudos a respeito: 12, 13).

Diferença do alho comum com o alho-poró
Ambos possuem características diferentes, como no formato e no tamanho. O alho-poró não possui bulbo arredondado e é caracterizado por um cilindro de folhas, de cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde-escuro nas folhas.