O que fazer com o fermento em pó vencido?

Perguntado por: egomes5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.

Os alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

Produtos de cabelo vencidos também podem causar alergias
Além de não conseguir eliminar as impurezas, quando é usado depois do prazo de validade, ele pode causar coceiras e irritações mais sérias.

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

Segundo o chef Neco Guarnieri, do Melhor da Tarde, existe um item que todo mundo tem em casa e pode substituir o ingrediente quando não tem fermento para bolo em casa: o bicabornato de sódio. Basta misturá-lo com algum ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc) e pronto!

Usou fermento vencido porque parecia em bom estado
Você pode até achar que não terá problema porque o fermento aparenta estar bom, mas isso é um erro. Mesmo dentro da validade, o fermento pode não estar com o máximo da sua eficácia por causa da qualidade ou da conservação.

Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado. Se não... É hora de dar tchau para ele!

O seu fermento vencido ainda pode quebrar um galho, faça o teste. Fermento químico é um ingrediente vital em algumas preparações. Apesar disso, também é comum acabar não usando pode um bom período e ele passar da validade.

Benefícios do fermento no cabelo
Entre os benefícios do cabelo estariam o controle da queda e o estímulo do crescimento dos fios.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Para 1 colher de chá de fermento você combina 1⁄2 colher de chá de bicarbonato com 1⁄4 de colher de chá de ácido (suco de limão, laranja, vinagre, etc).

É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de: 2 partes de cremor tártaro. 2 partes de bicarbonato de sódio. 1 parte de maisena ou farinha de milho.

Será que pode usar o fermento químico no lugar do biológico ou vice-versa? A resposta é sim. Mas é preciso mudar as quantidades de cada um na hora do preparo das massas. Para tanto, use a seguinte equivalência: cada 15 gramas de fermento biológico equivalem a 5 gramas do fermento seco.

Uma colher de chá de fermento em pó equivale a ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de chá de vinagre, suco de limão ou tártaro.

O fermento (leveduras) ataca os açúcares da massa, transformando-os em dióxido de carbono (CO2) que, durante o descanso da massa, faz com que esta dobre de volume, provocando o crescimento do pão.