Quando foi o primeiro caso de poliomielite no Brasil?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Com primeiro surto no Brasil registrado em 1911, poliomielite ainda preocupa. Compartilhar: Registrada no Brasil desde o fim do século XIX, a poliomielite é uma grave doença infecto-contagiosa aguda que provocou numerosos surtos e epidemias no país e em outras partes do mundo, no século XX.

No Brasil, embora existam referências a casos esporádicos de poliomielite nas últimas décadas do século XIX, a primeira descrição de um surto foi feita pelo pediatra carioca Fernandes Figueira, em 1911.

Uma das primeiras descrições clínicas da doença como nós conhecemos até hoje, foi feita por HEINE, em 1840. Entretanto, em 1887, foi um professor de Estocolmo chamado MEDIN, que primeiro observou uma grande epidemia e descreveu as diversas formas clínicas da doença (CAMPOS et al., 2003).

Há 34 anos, em 19 de março de 1989, o Brasil confirmava o último caso de poliomielite em território nacional, antes mesmo do último registro no continente americano. A conquista foi possível graças às ações de vacinação em larga escala, que conferiram aos brasileiros a certificação de eliminação da doença.

No final de 1979 e início de 1980 ocorreu grave epidemia de poliomielite em Santa Catarina e no Paraná. A estratégia adotada para conter esse quadro, em curto espaço de tempo, foi a vacinação maciça de crianças, em todo o Brasil.

As vacinações sistemáticas contra a poliomielite foram introduzidas na rotina dos serviços de saúde pública do Brasil, em 1960, na cidade de Petrópolis (RJ). Nesse plano piloto, foi utilizada apenas a vacina monovalente, contendo o sorotipo 1, seguida de duas doses trivalentes (sorotipos 1, 2 e 3).

O último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba e o Brasil com os demais países da América obtiveram o certificado de área livre do poliovírus selvagem em seu território, desde 1994, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

No dia 12 de abril de 1955 era anunciada ao mundo a descoberta da primeira vacina contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Quando é preciso tomar a vacina? Aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos quinze meses.

Entre os anos de 1968 e 1989, o Brasil registrou 26 000 casos de paralisia infantil.

O último caso de poliomielite no país foi observado na cidade de Sousa, na Paraíba, em 1989. A doença é considerada oficialmente eliminada do território nacional há 27 anos, desde 1994.

A imunização deve ser iniciada aos dois meses de vida. São necessárias mais duas doses com intervalos de dois meses. Portanto, a criança deve tomar aos 4 e 6 meses. Depois de completado o esquema de 3 doses, são necessários reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade.