Quais são as sequelas da poliomielite?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Assim, as principais sequelas da poliomielite são: Problemas e dores nas articulações. Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão. Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose.

Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte.

Caracterizada, principalmente, por três sintomas principais: nova fraqueza muscular, fadiga e dor(OLIVEIRA; MAYNARD, 2002; OLIVEIRA; QUADROS; CONDE MONICA, 2004).

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores.

Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.

No entanto, podem ocorrer duas outras situações, extremamente raras: por algum motivo, a pessoa vacinada pode desenvolver poliomielite pelo próprio vírus vacinal ou o vírus vacinal pode sofrer mutações dentro do organismo da pessoa vacinada, tornando-se capaz de causar doença, sendo eliminado pelas fezes e infectando ...

Normalmente, o problema pode ser indicativo de uma doença mais grave do nervo (neuropatia) ou do músculo (miopatia) ou de ambos. Frequentemente é sintoma de doenças graves no corpo como uma lesão séria, overdose de drogas ou coma.

PERÍCIA NA APOSENTADORIA POR POLIOMIELITE
Para conquistar a sua aposentadoria você deverá passar por duas perícias, também conhecidas por avaliação médica e funcional, realizadas pela Perícia Médica do INSS e Serviço Social.

Olá. O ideal no seu caso é consultar com um ortopedista para avaliar o seu caso e descobrir o motivo da dor e prescrever o melhor tratamento.

Quando a pessoa contrai o vírus, ele passa pela boca, espalhando-se pela garganta e intestino, local onde fica hospedado. Ao atingir a corrente sanguínea, o vírus pode chegar ao cérebro e, se isso acontecer, a infecção atingirá o sistema nervoso central, levando a paralisia dos membros inferiores.

Queda de cobertura na vacinação ilustra um dos grandes desafios contemporâneos da saúde pública no Brasil: a hesitação vacinal, que paradoxalmente têm entre suas causas o sucesso dos programas de imunização no passado.

A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.