Para que serve a vacina da poliomielite?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

O que é? A vacina contra a Poliomielite é indicada para prevenir a Poliomielite (paralisia infantil). Esquema de vacinação em duas gotas, exclusivamente oral. Na rotina, a vacina está disponível para crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias.

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

A vacina poliomielite serve para prevenir a doença contagiosa aguda causada por um dos três sorotipos de poliovírus (tipos 1, 2 ou 3). A condição pode deixar graves sequelas, como a paralisia infantil.

Qual a importância da vacinação? Vacinar a população-alvo é uma ação imprescindível para a minimização do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, garantindo um país livre da doença. Isso se deve ao fato de que a vacinação é o único meio de prevenção.

A forma injetável já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Após um período de transição que começa no primeiro semestre de 2024, as crianças brasileiras que completarem as três primeiras doses da vacina, irão tomar apenas essa dose de reforço.

A transmissão ocorre pelo contato direto pessoa-pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, através de gotículas expelidas ou pela ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus.

Quais são as possíveis reações adversas das vacinas contra a poliomielite? Compartilhar: Geralmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte.

Já a vacina oral poliomielite (VOP) continua sendo administrada como reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos.

A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença, quer através do contacto com certas doenças, quer através da administração de uma vacina. As vacinas estimulam o sistema imunitário do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças.

Quando é preciso tomar a vacina? Aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos quinze meses.

Intramuscular (IM) profunda no vasto lateral da coxa em crianças menores de 2 anos; em crianças acima de 2 anos pode ser utilizada a região do músculo deltoide. O volume correspondente a uma dose é 0,5ml.