Como saber se as vacinas estão em dia?

Perguntado por: lperalta7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou iOS) ou da versão web, o cidadão consegue acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

1) Após fazer o login no Aplicativo Saúde Já, selecione qual usuário precisa da Declaração (pode ser o titular ou um dos dependentes cadastrados). 2) Acesse a opção “Carteira de Vacinação”. 3) Confira no campo “Em Atraso” se não falta nenhuma vacina para ser atualizada no esquema vacinal.

Acesse o Conecte SUS Cidadão e: Busque o ícone Vacinas >> Clique no ícone >> As doses administradas irão aparecer na tela, clique para abrir o detalhamento das doses administradas >> Escolha a opção “Certificado de Vacina Covid-19” >> Selecione um dos idiomas (português, inglês ou espanhol) >> aperte no ícone “PDF”.

Para emitir a segunda via da carteira de vacinação, basta você procurar o posto de saúde onde tomou as vacinas para resgatar o histórico de vacinas e fazer a segunda via da carteira.

Você pode ir até o posto de saúde que sempre se vacinou e pedir uma segunda via do documento. Mas se isso não for possível, você pode procurar qualquer posto de vacinação e relatar seu histórico.

Os usuários que apresentam vacinas “atrasadas”, ou seja, que não compareceram ao serviço de saúde na data programada. Nesse caso, o objetivo é realizar a busca ativa para que eles compareçam à UBS e regularizem a situação vacinal o mais rápido possível.

Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.

Desta forma, para resolução do problema, é necessário identificar junto ao local que você tomou a vacina, qual a Unidade Básica de Saúde que você deve solicitar a segunda via e envio da informação à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Como saber se tenho registro no CNS
O Portal Saúde do Cidadão permite ao usuário do SUS consultar o número do CNS. Para tanto é necessário preencher algumas informações pessoais.

Comprovante de vacinas registradas a partir de 30/12 poderá ser obtido no aplicativo. Quem tomar a vacina contra a febre amarela a partir desta sexta-feira (30/12) poderá emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) pelo ConecteSUS.

Em 2020, foi publicada a 2ª edição da Caderneta da Criança, mas somente na versão digital, trazendo apenas alguns ajustes de formatação e atualizações. Já em 2021 foi publicada a 3ª e mais recente edição.

As vacinas DTPa e DTP são administradas em crianças com menos de sete anos de idade, enquanto a dTpa e dT são aplicadas em crianças com mais de sete anos e em adultos. A DTPa e a DTP devem ser administradas nas seguintes idades: 2 meses, 4 meses, 6 meses, um reforço entre 15 e 18 meses e outro aos quatro anos de idade.