Qual médico diagnostica TAG?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

O diagnóstico do TAG pode ser feito somente com o médico psiquiatra. No entanto, o profissional da saúde realiza a avaliação do histórico médico do paciente para encontrar possíveis soluções para a crise de ansiedade generalizada.

O problema é quando a preocupação é tão excessiva que causa prejuízo direto e por um período prolongado. Nesses casos, o mais indicado é buscar a ajuda de um médico psiquiatra, responsável por diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Para considerar um diagnóstico, os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada devem estar presentes por, pelo menos, seis meses e causar desconforto ou prejudicar a rotina da pessoa e/ou seu relacionamento social, familiar e de trabalho.

Para fazer um diagnóstico, os sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses e causar desconforto clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes. Um aspecto essencial é a preocupação constante concomitante aos sintomas somáticos e psíquicos.

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

O indivíduo pode ter problemas para se concentrar, sentir irritabilidade e até mesmo ser abatido por uma fadiga extrema e debilitante. O portador de TAG pode ser definido como uma pessoa extremamente preocupada e que sofre em diversas áreas da sua vida por não conseguir deixar essa preocupação de lado.

Também mostramos que pesquisas que tentam encontrar as causas desses transtornos estão sendo feitas, ligando a mente e o cérebro em busca de uma explicação plausível. Deixamos claro que o neurologista trata ansiedade em casos específicos, mas o psiquiatra é o especialista nesse assunto e nos transtornos que o envolvem.

Quadros leves, com sintomas menos recorrentes e intensos, costumam ser tratados sem afastamento. Já quadros de ansiedade em estágio avançado, como TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), com sintomas frequentes e intensos, podem demandar o afastamento.

Nesse sentido, as doenças psiquiátricas, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) – que tem sua descrição e indicação no CID 10 –, podem ocasionar incapacidade para o trabalho. Assim, os segurados possuem direitos aos benefícios do INSS.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo. A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.

São diversos fatores que levam uma pessoa a desenvolver o TAG, entre eles podemos citar causas genéticas, hereditárias, fatores ambientais e comportamentais.

De acordo com o psiquiatra Rodrigo Silva em entrevista ao G1, um profissional com diagnóstico de ansiedade pode conseguir uma licença de 15 dias e, caso a condição seja por causa do trabalho, o funcionário pode conseguir até 12 meses de licença.