Qual o nome científico de sopro no coração?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

prolapso da valva mitral.

Esse barulho pode ser facilmente detectado pelo médico quando se utiliza um estetoscópio para checar os batimentos cardíacos — procedimento chamado de ausculta. O sopro é dividido em duas categorias: o funcional ou inocente, e o patológico.

COMO CARACTERIZAMOS OS SOPROS CARDÍACOS? Para que possamos caracterizar o sopro cardíaco, devemos levar em consideração o momento do ciclo cardíaco, a localização do sopro, se o mesmo irradia ou não, a duração, além do timbre, frequência, forma e intensidade.

Já os sopros patológicos são caracterizados por um ruído anormal, ocasionado por defeitos na estrutura cardíaca na região dos átrios (comunicação interatrial), dos ventrículos (comunicação interventricular), do músculo cardíaco (miocardiopatia) ou das estruturas valvares (insuficiência ou estenose de valvas cardíacas – ...

O sopro cardíaco não impede a prática de atividades fisicas, desde que sejam seguidas as orientações médicas. Não existe uma causa específica para o problema.

No caso do sopro fisiológico, o coração é absolutamente normal e o ruído pode sumir naturalmente. Assim, é possível viver a vida sem restrições. Já nas situações em que o sopro é patológico, dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito por meio da administração de medicamentos e também por cirurgia.

Exames e Diagnósticos
Os mais empregados nessa investigação são a radiografia de tórax, o eletrocardiograma e, principalmente, o ecocardiograma, que é um ultra-som que mostra imagens do coração e o seu funcionamento e permite o diagnóstico da maioria das causas de sopros em adultos e crianças."

Normalmente, o sopro no coração, também chamado de prolapso da válvula mitral e síndrome de Barlow, não é fatal, não requer tratamento e nem mudanças no estilo de vida. Entretanto, algumas pessoas podem precisar de medicamentos ou cirurgia, especialmente se o prolapso estiver associado à regurgitação grave.

Quais os sintomas de sopro no coração? Muitas vezes, o paciente não apresenta nenhum sintoma. Em manifestações mais graves, a pessoa apresenta cansaço, falta de ar, tosse crônica, pele azulada e tontura.

Sim. De acordo com a Lei Nº 8.213/91, cardiopatia grave está na lista de doenças que garantem o direito a aposentadoria por incapacidade permanente. Só que, para tanto, o contribuinte deve passar por uma perícia médica. Primeiro é concedido o auxílio-doença, que afasta o trabalhador de suas funções por 15 dias.

Quando o Sopro no Coração se Torna Perigoso
Podemos dizer que o tipo mais perigoso de sopro é aquele derivado de problemas patológicos, ou seja, alguma disfunção nas estruturas cardíacas que pode levar a alguns riscos quando falamos da qualidade de vida de um paciente.

Em casos simples é possível tratar insuficiências ou estreitamento das valvas cardíacas apenas com medicamentos que aliviem os sintomas, como diuréticos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Em outros casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica, que envolve desde a plástica da valva original até a troca completa.