O que é a saúde física e mental?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O que é a saúde física, mental e social? Segundo a Organização Mundial da Saúde, para uma pessoa ser saudável, não basta a ausência de doenças. A OMS aponta que, para se ter saúde, é preciso que haja o bem-estar completo: físico, mental e social. Esses três aspectos estão relacionados à qualidade de vida das pessoas.

O bem-estar físico se refere às condições do nosso corpo e está relacionado à capacidade física, disposição, nutrição e autoestima. Pode ser desenvolvido através da combinação dos benefícios das atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.

Para a saúde mental, a atividade física melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. E realizar exercícios físicos favorece à autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas e de socialização em pessoas que apresentam algum risco de saúde mental.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros.

Um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular, promove uma diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de favorecer o aspecto físico e social do praticante.

Cuidar da saúde é uma atitude que deve ser tomada, diariamente, para evitar doenças e, claro, para manter uma vida mais equilibrada. No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada, as pessoas acabam se esquecendo do cuidado que deveriam ter com a saúde.

Cuidar da saúde mental evita o desencadeamento de diversas doenças, como depressão e ansiedade. Confira como promover esse cuidado e ter mais qualidade de vida. Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo.

Os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil

  • Ansiedade. ...
  • Depressão. ...
  • Transtornos Alimentares. ...
  • Transtorno Bipolar. ...
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Estresse pós-traumático. ...
  • Transtorno de personalidade Borderline.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

É importante trabalhar com três pilares fundamentais: prevenção, percepção e tratamento, normalmente nessa ordem de prioridade. A prevenção em saúde mental envolve desde uma boa alimentação até o acompanhamento com um psicoterapeuta.

O que escrever sobre saúde mental?

  • Omissão da sociedade e invisibilização das doenças mentais.
  • Falta de suporte do Estado em diagnóstico, tratamento e acolhimento de pessoas com sofrimento psíquico.
  • A história da saúde mental no Brasil, dos hospícios à luta antimanicomial.

No decorrer do dia, uma pessoa pode experienciar vários estados emocionais, passando por alterações de humor e de sentimentos, como raiva, tristeza e euforia. Essa é a saúde emocional. A saúde mental, por outro lado, envolve questões cerebrais e neurológicas.

A prática de atividade física de forma regular e em níveis suficientes ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiopatias, diabetes e cânceres além de contribuir para a melhora da capacidade cardiorrespiratória; o fortalecimento muscular; a melhora da resistência física; a manutenção do ...

A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.