Quando o inchaço nas pernas é preocupante?

Perguntado por: upires2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Verifique com seu médico imediatamente se você tiver inchaço em uma perna ou qualquer um destes outros sintomas: Dor nas pernas, sensibilidade ou cãibras. Pele tingida de vermelho ou azul. Pele que se sente quente.

Inchaço nas pernas pode ser um sinal de diversas condições médicas, desde problemas circulatórios até doenças do coração. É importante ficar atento a outros sintomas que possam estar associados ao inchaço, como dor, vermelhidão e alterações na pele.

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Os melhores chás para pernas inchadas são os feitos com cavalinha, guabiroba, hibisco, salsa e carqueja. Essas ervas têm poder diurético, que nos levam a urinar mais vezes e ajudam a desinchar.

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

Angiologista

O profissional responsável pelo cuidado com a má circulação nas pernas é o Angiologista ou o Cirurgião Vascular. – Ele conhece a estrutura e as características dos vários vasos sanguíneos do corpo e é especialista em todas as mudanças que podem ocorrer nesses vasos.

Uso de Medicamentos – Alguns medicamentos como antidepressivos, metformina e bloqueadores dos canais de cálcio podem ter como efeito colateral a retenção de líquido, dando origem ao inchaço, principalmente na região das pernas.

Causada por consumo excessivo de sal e alimentos embutidos, sedentarismo, problemas cardíacos, renais, hepáticos ou alterações hormonais, a retenção de líquido pode gerar um leve incômodo ou impasses sérios. Por isso, é preciso estar atento e procurar um médico se for necessário.

As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Para diagnosticar a retenção de líquido o médico vai realizar alguns exames hormonais, cardiológicos, nas veias se a retenção estiver nas pernas, mas se estes exames derem negativo, o especialista vai avaliar em que momento o inchaço está ocorrendo, pois pode estar relacionado a uma dieta com muito sódio, ou ao período ...

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Chá de cavalinha
Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. Além disso, os flavonoides presentes na planta ajudam a combater o substâncias tóxicas no organismo.

Então, fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais e sintomas:

  1. Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  2. Vermelhidão e calor no local afetado;
  3. Dor ou sensação de peso;
  4. Rigidez da musculatura.