O que comer no café da manhã para desinflamar o corpo?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Nozes: amêndoas, amendoim, nozes e castanha-do-pará; Probióticos: iogurte natural, kombucha e kefir; Legumes: brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, alface, repolho, cenoura e tomate; Óleos vegetais: azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de linhaça.

Frutas vermelhas
Mirtilos, morangos, framboesas e amoras contêm fibras e antioxidantes com ação no combate a inflamações. E, também, essas frutas não apenas reduzem a inflamação existente, como também preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura.

A dieta anti-inflamatória se assemelha à mediterrânea, que defende o consumo exclusivo de peixes, evitando a carne vermelha. Isso se deve, em boa parte, ao ômega 3 e suas vantagens anti-inflamatórias para o organismo. Sabe-se que a carne dos peixes é a mais saudável e a que deve ser priorizada nas refeições.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Mirtilos, morangos, framboesas e amoras contêm fibras e antioxidantes com ação no combate a inflamações. E, também, essas frutas não apenas reduzem a inflamação existente, como também preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura.

Cúrcuma e gengibre
Os dois são aliados no processo anti-inflamatório do corpo. A dica é comprá-los em pó. A cúrcuma, por exemplo, é útil para acrescentar no arroz, frango e peixe. Já o gengibre, é um complemento para misturar em sucos, chás e bolos.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Estudos científicos demonstram que o leite não é intrinsecamente inflamatório e pode até ter propriedades anti-inflamatórias devido a compostos bioativos presentes. No entanto, é necessário considerar condições individuais, como APLV e intolerância à lactose, em que a restrição do leite pode ser necessária.

Cúrcuma. A cúrcuma ou açafrão-da-terra é uma raiz muito parecida com o gengibre. Trata-se de um poderoso anti-inflamatório natural, um verdadeiro aliado de pessoas que sofrem com dores no corpo.

Frutas e verduras são alimentos anti-inflamatórios
Já no caso das verduras, espinafre, couve, acelga, brócolis, repolho, couve-flor, cenoura e beterraba são exemplos que possuem esse efeito. Algumas sementes e frutos secos também possuem ômega-3.

O ideal é evitar comer doces em excesso e alimentos e bebidas que têm muito açúcar na sua fórmula, como refrigerantes, por exemplo. Como alternativa, podemos optar por adoçantes naturais, como os extraídos de frutas.