Quem tem desgaste no quadril pode fazer quiropraxia?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Embora a dor no quadril seja freqüentemente o resultado de osteoartrite ou lesão, ela também pode ser um sinal de outras condições de saúde. A quiropraxia pode ajudá-lo a identificar a origem de sua dor no quadril e desenvolver um plano de tratamento personalizado para seus sintomas.

A manutenção da qualidade de funcionamento articular gerado pelo tratamento quiroprático é grande aliada em queixas provenientes da artrose.

Lembramos também que a quiropraxia não é indicada para pessoas que tenham algum problema de instabilidade na medula espinhal, hérnia de disco grave, fraturas que ainda estejam em processo de recuperação, e demais contra indicações que precisam ser avaliadas.

A Quiropraxia é um método seguro e eficaz que trata patologias ligadas à coluna, como a artrose. O tratamento envolve manipulações em tecidos moles, articulações e em sua coluna como um todo. O objetivo é melhorar a função das articulações, proporcionando alívio das dores e melhorando o quadro da patologia.

A quiropraxia consiste em uso de pressão sobre vértebras do paciente e, segundo o estudo, pode resultar em danos às artérias que correm junto à espinha. Alguns desses danos podem ser seguidos de sangramentos internos ou formação de pseudo-aneurismas, que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial.

Quais os riscos da quiropraxia? O professor de fisioterapia alerta sobre os riscos da manipulação vertebral, que incluem: fraturas, formação de edema, danos na inervação e danos vasculares. "Isso aumenta a importância de contar com um profissional qualificado", destaca o Dr. Almir.

A quiropraxia é indicada para todas as dores provenientes do sistema neuro-músculo-esquelético, como dores lombares, hérnia de disco, artrose, desvios de postura, dificuldades de movimentação e, até mesmo, aquela dor de cabeça. Também entram nessa lista as dores que atuam nos nervos, como dor ciática.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral”.

Em geral, a quiropraxia é um tratamento da medicina alternativa que pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer idade. Porém, existem algumas condições em que a quiropraxia não é indicada, principalmente em casos de doenças graves.

As sessões custam em média R$200,00, mas este preço pode variar de acordo com a localização da clínica e experiência do profissional.

Por isso, é comum sentir receio da quiropraxia. No entanto, o fisioterapeuta afirma que as dores que alguns pacientes relatam sentir após o tratamento é algo momentâneo, que tende a desaparecer nas primeiras 24 horas.

Essa revisão indicou que a quiropraxia pode ser eficaz no alívio da dor lombar crônica. Estudo de 2018 publicado na revista BMC Musculoskeletal Disorders: Esse estudo concluiu que a quiropraxia proporcionou alívio significativo da dor e melhoria da função em pacientes com hérnia de disco lombar.

As pessoas que possuem artrose devem evitar alimentos industrializados já que eles são responsáveis pela produção de sódio, ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores. É preciso investir em frutas e legumes como cebolas, maçãs, abacaxis e morangos, já que eles são antioxidantes.