Qual a idade para ter a osteoporose?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos. A doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas.

Quais são as causas da osteoporose? A osteoporose é causada principalmente pela redução nos níveis do hormônio estrogênio, que faz com que o depósito de minerais e cálcio nos ossos não ocorra mais com tanta efetividade, resultando no enfraquecimento dos ossos.

Sintomas da osteoporose

  1. Retração gengival;
  2. Diminuição da força de preensão;
  3. Diminuição da altura corporal;
  4. Dor nas costas;
  5. Formigamento nas pernas;
  6. Deformidade da coluna;
  7. Dor no pescoço;
  8. Dor no quadril.

É um exame indolor que mede a massa óssea na coluna e no fêmur. O valor < -2,5 DP no seu exame de densitometria faz o diagnóstico de Osteoporose. Se você tiver tido uma fratura por qualquer queda, também tem o diagnóstico de Osteoporose.

- Quando acontece em jovens, pode ser porque a pessoa tem um problema genético que leve à fragilidade óssea. Ou pode ser decorrente de doenças e medicações que aumentam o risco de osteoporose. Obviamente, os hábitos de vida são importantes - detalhou Bárbara.

Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e o braço (úmero). Entre estas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Dor intensa nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose.

Quem deve fazer densitometria? Em caso de fratura por osteoporose pode ser realizado ressonância magnética e tomografia computadorizada. A osteoporose não tem cura e, infelizmente, não é possível reverter a perda óssea completamente.

consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve; – evite carne vermelha, refrigerante, café e sal; – exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo.

Quais são os tipos de osteoporose? Existem dois tipos principais de osteoporose: a osteoporose primária e a osteoporose secundária. Há também a osteoporose idiopática, que é mais rara e tem a causa desconhecida.

A osteoporose juvenil idiopática costuma surgir na pré-adolescência ou adolescência e a perda da massa óssea pode durar por quatro a seis anos, levando ao aparecimento de fraturas.

Coma alimentos ricos em vitaminas D e K
Alimentos ricos em vitamina K2, como o chucrute, desempenham um papel essencial na saúde dos ossos. A vitamina K2 tem um papel essencial na saúde óssea, reduzindo a perda de cálcio e ajudando os minerais a se ligarem aos ossos. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio.

Já que a osteoporose não tem cura, o que é possível fazer?

  1. Reforçar o consumo de cálcio. Como sabemos, o nutriente mais importante para a saúde dos ossos é o cálcio. ...
  2. Manter bons níveis de vitamina D. ...
  3. Uso de medicamentos. ...
  4. Atividades físicas.