Quem tem osteopenia pode comer carne vermelha?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Cuidado com alimentos com alto teor de gordura: O consumo excessivo de proteína gorda como a carne vermelha, pode alterar os níveis de PH no sangue. Isso aumenta os níveis de ácido, ligados à perda óssea. Adicione à sua dieta mais alimentos com baixo teor de ácido, como feijão, pepino, batata, leite e frango.

O consumo de carne vermelha deve ser feito pelo menos de forma moderada. Pessoas que sofrem de problemas nas articulações, quando exageram no consumo da carne vermelha, aumentam o risco de incidência de inflamações.

As verduras com folhas escuras (couve, brocolis, espinafre) são ricas, além dos carotenoides, de ferro e cálcio, úteis na prevenção e no tratamento da osteopenia e da osteoporose.

Ovo. O ovo é um alimento bem completo para manter os ossos saudáveis, pois é rico em cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, que são fundamentais para fortalecer os ossos.

Atividades físicas. Adicionalmente, é importante adotar uma rotina de atividades físicas para fortalecimento dos ossos. Para isso, é importante combinar tanto exercícios aeróbicos – como caminhada ou corrida – quanto exercícios de resistência – como musculação.

É muito dificil reverter um quadro de osteopenia. Por isso, o objetivo maior é deter ou retardar a degradação do tecido ósseo que pode levar à osteoporose. O tratamento pode ser medicamentoso ou não medicamentoso.

O jejum é obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja diz que a carne vermelha deve ser evitada em todas as sextas-feiras da Quaresma.

Os alimentos apontados são: sal, café, refrigerante, nozes, chocolate, manteiga e alimentos com ferro e proteína.

– Com a retirada da carne e derivados consequentemente tendemos a explorar mais os vegetais e, com isso, o consumo de fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais aumenta consideravelmente.

É a fruta mais conhecida por conter grandes quantidades de potássio e a queridinha dos ortopedistas. Isso porque, a banana reduz a perda de cálcio pelo organismo, controlando a pressão arterial. Além disso, o potássio ajuda na absorção de cálcio e diminuiu os efeitos do excesso de sódio no organismo.

Deve ser evitado em pessoas que tenham osteoporose ou osteopenia, pois o café “rouba” o cálcio. O café pode causar insônia e irritabilidade. Pode também aumentar o colesterol ruim, o LDL, pois o café possui dois compostos chamados kahweol e cafestol relacionados ao aumento deste colesterol.