O que rouba o cálcio do organismo?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Alimentos como nozes, feijão, espinafre, gérmen de trigo, tomate e muito outros possuem oxálico e fitato, substâncias que aumentam a eliminação do cálcio pelas fezes.

Os principais motivos da falta de cálcio no organismo são a má alimentação, que fornece baixa quantidade do nutriente e compromete as reservas naturais. Algumas alterações hormonais, doenças e síndromes genéticas podem afetar a absorção do nutriente e causar a deficiência do cálcio.

Uma concentração extremamente baixa de cálcio pode causar formigamento, geralmente nos lábios, língua, dedos e pés, dores musculares, espasmos musculares e da garganta, levando a dificuldades na respiração.

A genética, os hábitos relacionados ao estilo de vida, a menopausa em mulheres, a não exposição ao sol, o consumo de bebidas alcoólicas, o consumo inadequado de cálcio, a ausência de atividade física e o tabagismo são outros fatores relacionados à doença 2-7,15.

8 dicas para melhorar a absorção de cálcio

  1. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  2. Comer alimentos ricos em vitamina D. ...
  3. Diminuir o consumo de sal. ...
  4. Consumir alimentos ricos em cálcio. ...
  5. Evitar alimentos ricos em oxalatos e fitatos. ...
  6. Pegar sol. ...
  7. Evitar fumar. ...
  8. Evitar excesso de cafeína.

Quais os sintomas de ter cálcio baixo no sangue? Os sintomas são a baixa do cálcio no sangue, dando formigamentos, cãibras, tetanias e até convulsão. Quando o paciente fica muitos anos sem tratamento, podem ainda surgir a catarata e as calcificações cerebrais, mesmo em jovens.

O ideal é ingerir alimentos ricos em cálcio, como o leite, iogurte, brócolis, peixes como sardinha e salmão e sucos. A suplementação através de medicamentos só é indicada quando a quantidade ingerida é inferior às necessidades diárias.

Entre os locais que a vitamina D mais atua no organismo estão os sistemas muscular, ósseo e imunológico. "Ela auxilia na absorção de cálcio a nível de trato digestório, auxiliando na formação e na manutenção de ossos e dentes.

Vitamina D ajuda a fixar o cálcio nos ossos
“Além do cálcio, o magnésio, o fósforo e o elemento silício também são importantíssimos para a constituição óssea. Há ainda vitaminas de elevada relevância para a saúde óssea, como a vitamina D”, diz a nutricionista Carla Cotta.

Praticar exercícios físicos ajuda a proteger os ossos em qualquer idade. A alimentação deve ser rica em cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros), com baixo consumo de álcool e de bebidas que contenham cafeína (chá preto, café e refrigerantes) ².

Tratamento da hipocalcemia
Tomar suplementos de vitamina D ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo trato digestivo.

7 alimentos ricos em cálcio

  • 1) Leite. Cada 100 gramas de leite tem 125 mg de cálcio, independentemente de ser integral, desnatado ou semidesnatado. ...
  • 2) Grão-de-bico. O grão é rico em fósforo, ferro, zinco, fibras e vitaminas E, K e B6. ...
  • 3) Espinafre. ...
  • 4) Feijão-branco. ...
  • 5) Queijo muçarela. ...
  • 6) Sardinha sem pele. ...
  • 7) Manjericão.

Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos e iogurtes, também prejudicam a absorção do ferro, pois os minerais acabam "brigando" para serem absorvidos.

macaúba

A fruta que tem mais cálcio é a macaúba, que contém 67 mg a cada 100 g.

Cabe à vitamina D aumentar a absorção do cálcio pelo organismo e, por isso, ambos devem estar sempre juntos. Segundo a nutricionista Ana Paula Moura, a vitamina D também pode depender do cálcio, em alguns processos metabólicos. “Para a manutenção da saúde óssea, um nutriente depende da presença do outro.

Existem dois tipos de exames para medir o nível de cálcio no sangue: – Exame de cálcio total – mede as formas livre e ligada; – Exame de cálcio iônico – que mede apenas a forma livre metabolicamente ativa.