Quem tem osteopenia pode fazer esforço?

Perguntado por: rornelas2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Também são recomendados treinamento aeróbico de sustentação de peso, incluindo caminhada, elíptico, subir escadas ou aeróbico de baixo impacto. Atividades sem sustentação de peso, como natação e ciclismo, normalmente não contribuem para melhorar a densidade óssea.

Os melhores exercícios para os ossos são aqueles com impacto, tipo corrida, pular, ginástica.

Evitar o consumo excessivo de álcool e ficar longe do cigarro que prejudica muito a qualidade dos ossos; Controlar a ingestão de cafeína, presente não só no café, mas também em vários tipos de chá, refrigerantes, chocolate e bebidas energéticas, porque interfere na absorção de cálcio pelo organismo.

Osteopenia causa dor? Da mesma forma como não apresenta sintomas, a osteopenia também não causa dores. Porém, em vez de um benefício, essa informação deve servir como sinal de alerta. Toda condição silenciosa precisa ser diagnosticada cedo para evitar maior severidade.

O tratamento da osteopenia

  1. Boa alimentação. Em boa parte dos casos de osteopenia, o tratamento não exige o uso de medicamentos, mas somente a adoção de um estilo de vida mais saudável, como uma alimentação rica em cálcio e em vitamina D.
  2. Tomar sol diariamente. ...
  3. Atividades físicas. ...
  4. Uso de medicamentos.

Deve ser feito com supervisão do profissional de educação física. Também são recomendados treinamento aeróbico de sustentação de peso, incluindo caminhada, elíptico, subir escadas ou aeróbico de baixo impacto.

Deve ser evitado em pessoas que tenham osteoporose ou osteopenia, pois o café “rouba” o cálcio. O café pode causar insônia e irritabilidade. Pode também aumentar o colesterol ruim, o LDL, pois o café possui dois compostos chamados kahweol e cafestol relacionados ao aumento deste colesterol.

O citrato de cálcio é a forma mais utilizada pois causa menor desconforto gástrico e pode ser tomado fora das refeições além de possuir uma absorção otimizada comparada com as demais formas do mineral.

O leite desnatado tem mais cálcio que o leite integral e deve ser preferido para manter uma boa ingestão de cálcio. “Habitualmente, o paciente com osteoporose tem também colesterol elevado e deve favorecer o uso de alimentos magros (leite desnatado com pouca gordura).

Qual o perigo da osteopenia? Se não tratada, a osteopenia pode se tornar uma doença grave chamada osteoporose, capaz de tornar os ossos enfraquecidos a ponto de serem susceptíveis a lesões deformantes, ou mesmo fraturas espontâneas.

Osteopenia: se não tratada, pode levar à osteoporose.

A osteopenia é a condição em que os ossos começam a perder sua densidade mineral e, aos poucos, vão se tornando mais fracos. É um quadro que, quando não tratado, pode evoluir para a osteoporose, doença marcada pelo enfraquecimento e porosidade dos ossos e aumento do risco de fraturas.

Caminhada
A caminhada é uma ótima alternativa de prevenção e cuidado à saúde dos ossos, principalmente no que diz respeito à osteoporose. Isso se deve ao fato de a caminhada aumentar a densidade óssea e oferecer um baixo impacto, diminuindo assim, o risco de fraturas.

Praticar exercícios físicos ajuda a proteger os ossos em qualquer idade. A alimentação deve ser rica em cálcio (leite e derivados, vegetais verde-escuros), com baixo consumo de álcool e de bebidas que contenham cafeína (chá preto, café e refrigerantes) ².

O estudo de Kim et al., (2014) avaliou o efeito do Pilates em mulheres com osteopenia e concluiu que o exercício foi efetivo na promoção do aumento da densidade mineral óssea.