Quem tem osteopenia pode comer chocolate?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Evitar alimentos que contenham ácido oxálico presente em vegetais (beterraba, semente de tomate, aspargo), cacau, chocolate, gérmen de trigo, nozes e feijão; Evitar o consumo de refrigerantes, pois prejudicam a formação óssea; Não fumar devido o tabaco estar associado a um aumento do risco de fratura óssea.

Existem suplementos que podem ser utilizados, se indicado por seu médico. Mas é possível que uma alimentação rica no mineral seja suficiente para a manutenção de ossos sadios. Leite, iogurte e queijo ingeridos diariamente podem fornecer a quantidade de cálcio necessária para a proteção adequada de nosso esqueleto.

Ovo. O ovo é um alimento bem completo para manter os ossos saudáveis, pois é rico em cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, que são fundamentais para fortalecer os ossos.

As verduras com folhas escuras (couve, brocolis, espinafre) são ricas, além dos carotenoides, de ferro e cálcio, úteis na prevenção e no tratamento da osteopenia e da osteoporose.

Atividades físicas. Adicionalmente, é importante adotar uma rotina de atividades físicas para fortalecimento dos ossos. Para isso, é importante combinar tanto exercícios aeróbicos – como caminhada ou corrida – quanto exercícios de resistência – como musculação.

É muito dificil reverter um quadro de osteopenia. Por isso, o objetivo maior é deter ou retardar a degradação do tecido ósseo que pode levar à osteoporose. O tratamento pode ser medicamentoso ou não medicamentoso.

É a fruta mais conhecida por conter grandes quantidades de potássio e a queridinha dos ortopedistas. Isso porque, a banana reduz a perda de cálcio pelo organismo, controlando a pressão arterial. Além disso, o potássio ajuda na absorção de cálcio e diminuiu os efeitos do excesso de sódio no organismo.

Frutas secas – Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos. A tâmara, por exemplo, é fonte de manganês, magnésio, selênio e cobre.

Tratamento da osteopenia
Em geral, o médico pode recomendar a suplementação diária de cálcio e vitamina D, a fim de garantir a saúde dos ossos. Além disso, nos casos em que o paciente possui um alto risco de desenvolver fraturas, o médico pode receitar alguns medicamentos que são usados para tratar a osteoporose.

A cavalinha atua principalmente na reconstituição óssea em casos de fraturas, por exemplo, e no combate à osteoporose. De acordo com a farmacêutica e fitoterapeuta Raissa Sansoni, o componente responsável por estes benefícios é a sílica, um dos diversos minerais contidos na planta.

Quem tem essa doença pode sentir dores nas costas, ter deformações ósseas e sofrer fraturas com facilidade.