Quem tem osteopenia é bom fazer Pilates?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O estudo de Kim et al., (2014) avaliou o efeito do Pilates em mulheres com osteopenia e concluiu que o exercício foi efetivo na promoção do aumento da densidade mineral óssea.

Na busca por um tratamento, estudos recentes da Medicina indicaram que o melhor exercício para proteger o corpo do surgimento e dos efeitos da osteoporose é a musculação. A doença pode ser combatida com atividades de alto impacto e que fortaleçam a musculatura.

Aeróbicos com pouco ou nenhum impacto
Também são recomendados treinamento aeróbico de sustentação de peso, incluindo caminhada, elíptico, subir escadas ou aeróbico de baixo impacto. Atividades sem sustentação de peso, como natação e ciclismo, normalmente não contribuem para melhorar a densidade óssea.

Quem necessita de atenção especial na prática do Pilates:

  • Diabetes não controlada. Quem tem diabetes deve avisar o instrutor para que ele cuide com a intensidade e o tipo de exercício que vai indicar. ...
  • Hérnia de hiato. ...
  • Hipertensos. ...
  • Condromalácia patelar.

E detectada precocemente, podemos tratá-la com êxito. O Pilates é uma ótima atividade física para quem tem osteoporose, principalmente porque trabalha o equilíbrio e o fortalecimento muscular – finaliza o médico.

Tratamento da osteopenia
Em geral, o médico pode recomendar a suplementação diária de cálcio e vitamina D, a fim de garantir a saúde dos ossos. Além disso, nos casos em que o paciente possui um alto risco de desenvolver fraturas, o médico pode receitar alguns medicamentos que são usados para tratar a osteoporose.

Para tanto, alimentação equilibrada e rica em cálcio, prática regular de exercícios físicos, exposição moderada ao sol para garantir a síntese de vitamina D, beber com moderação e não fumar representam a melhor escolha para quem quer ter ossos fortes e saudáveis.

O quadro de osteopenia é difícil de ser revertido, por isso, o maior objetivo do tratamento é deter ou retardar a degradação do tecido ósseo, prevenindo a osteoporose. O tratamento pode ser medicamentoso ou não, com a suplementação de vitamina D, cálcio e medicamentos específicos.

alimentos perigosos para quem tem osteoporose:

  • Sal em excesso. O consumo excessivo de sal pode fazer o corpo liberar cálcio, o que é prejudicial aos ossos, pois os enfraquece com o tempo. ...
  • Álcool. Beber em excesso pode causar a perda de massa óssea. ...
  • Cafeína. ...
  • Farelo de trigo. ...
  • Feijões. ...
  • Carnes em excesso.

Não há contra indicação à atividade de pilates. Da criança que entenda e obedeça aos comandos de exercícios até o idoso, todos podem e devem fazer pilates”, resume ela.

Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo.

É o caso do pilates: “O pilates é uma atividade física que trabalha o movimento articular sem sobrecarga. É uma opção para pacientes com artrose quando assistido por um profissional habilitado”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli.