Quem tem osteoporose sente dores nas costas?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

A osteoporose não é uma doença que possui muitos sintomas. De maneira geral, ela pode causar fortes dores na coluna.

A osteoporose na coluna vertebral é uma condição que afeta os ossos da coluna, enfraquecendo-os e levando a região a um maior risco de fraturas. Normalmente, a osteoporose é um problema silencioso que vai tornando os ossos fragilizados gradualmente.

Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e o braço (úmero). Entre estas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Dor intensa nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose.

A osteoporose é um problema metabólico marcado pela diminuição da massa óssea, que é a estrutura que compõe todo o esqueleto do corpo. Por causa da doença, os ossos vão se tornando cada vez mais fracos.

Para aliviar as dores da osteoporose, o paciente pode fazer algumas ações simples como: respiração e relaxamento, alivia a dor e diminui a tensão dos músculos; compressas de gelo na região, para tratar a inflamação de novos nervos.

Quando a osteoporose é grave? É considerada grave quando a densidade óssea está muito baixa e o risco de fraturas é elevado. O risco de fraturas é avaliado por meio de exames de densitometria óssea e outros fatores de risco, como idade, sexo, histórico familiar, entre outros.

Vários outros fatores, como determinados medicamentos, uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, histórico familiar de osteoporose (por exemplo, se o pai ou a mãe da pessoa sofreu fraturas de quadril) e estatura corporal pequena, aumentam o risco de perda óssea e o desenvolvimento de osteoporose em mulheres.

Exercícios menos recomendados para osteoporose
Sendo assim, os exercícios menos recomendados para esses casos são: Exercícios de alto impacto: como ginástica aeróbica, pois podem levar a fraturas nos ossos; Exercícios de flexão e torção: como os abdominais, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna.

“A osteoporose pode cursar com dor. Apesar desse sintoma ser mais importante quando há fraturas, ele também pode se manifestar devido às microfraturas que acometem o osso em função do aumento da fragilidade e rarefação do trabeculado ósseo”, informa o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior.

Quem tem osteoporose sente muita dor? Geralmente, a osteoporose é silenciosa e indolor. Normalmente, a dor ocorre após o surgimento de fraturas. Em alguns casos, essa situação causa dor crônica e dificuldade em completar as atividades da rotina.

A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos. A doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas.

Estágio 4 – Nesta fase, a osteoporose é muito grave. O risco de fraturas é maior do que no estágio três, e podem existir sintomas. A perda óssea grave no estágio 4 leva a alterações na coluna, como postura curvada e perda de altura, além de uma ou mais fraturas.

O ideal é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço. Colocar um pequeno travesseiro entre as pernas ligeiramente flexionadas também é aconselhável para que o repouso seja restaurador.

Os bisfosfonatos são os medicamentos mais prescritos para o tratamento da osteoporose. O Alendronato foi o primeiro bisfosfonato a ser aprovado para este fim. Desde então, outros medicamentos desta mesma classe já estão em uso, como o risedronato e o ibandronato. Todos estes são apresentados na forma de comprimidos.

A principal consequência da doença é uma maior fragilidade dos ossos, que se tornam mais finos e mais suscetíveis a fraturas, reduzindo a mobilidade do corpo e, consequentemente, reduzindo também a qualidade de vida. Por isso, os cuidados com a osteoporose devem começar cedo, a partir dos 40 ou 50 anos.

Os principais sintomas da osteoporose são:

  • Retração gengival;
  • Diminuição da força de preensão;
  • Diminuição da altura corporal;
  • Dor nas costas;
  • Formigamento nas pernas;
  • Deformidade da coluna;
  • Dor no pescoço;
  • Dor no quadril.