Quem tem osteoporose pode ficar muito tempo em pé?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Outra opção para se manter de pé durante esse período, é praticar atividades físicas, medida que faz parte do tratamento da osteoporose. “Os pacientes devem tomar a medicação em jejum e não comer e nem beber por 30 minutos. Ficar em pé ou caminhar em ritmo pausado ajuda a evitar o refluxo”, recomenda Miyasaki.

Exercícios menos recomendados para osteoporose
Sendo assim, os exercícios menos recomendados para esses casos são: Exercícios de alto impacto: como ginástica aeróbica, pois podem levar a fraturas nos ossos; Exercícios de flexão e torção: como os abdominais, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna.

Vários outros fatores, como determinados medicamentos, uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, histórico familiar de osteoporose (por exemplo, se o pai ou a mãe da pessoa sofreu fraturas de quadril) e estatura corporal pequena, aumentam o risco de perda óssea e o desenvolvimento de osteoporose em mulheres.

As orientações quanto ao tratamento da osteoporose são baseadas num esquema de tripé: exposição ao sol bom (respeitando os horários), fazer uso de ingestão de alimentos ricos em cálcio (leites e derivados), folhas escuras, espinafre, couve, evitar comidas que tendem a tirar o cálcio do osso, estimulam o hormônio que ...

A osteoporose é uma delas. É uma doença que não está na lista de incapacidade do INSS, mas o segurado pode sim, requerer o benefício para se aposentar. A osteoporose é uma doença silenciosa, incapacitante e muitas vezes fatal.

“As principais complicações clínicas da osteoporose são as fraturas, devido à fragilidade dos ossos, e suas consequências sistêmicas”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu. “Para evitá-las, é necessário prevenir ou tratar a osteoporose”, orienta o médico.

Quando a osteoporose é grave? É considerada grave quando a densidade óssea está muito baixa e o risco de fraturas é elevado. O risco de fraturas é avaliado por meio de exames de densitometria óssea e outros fatores de risco, como idade, sexo, histórico familiar, entre outros.

Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são a coluna (vértebras), a bacia (fêmur), o punho (rádio) e o braço (úmero). Entre estas, a fratura mais perigosa é a do colo do fêmur. Dor intensa nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose.

Praticar exercícios regularmente; Fazer a reposição hormonal quando indicado; Seguir uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de cálcio e vitamina D; Fazer a densitometria óssea, um exame que permite medir e avaliar a condição, densidade e saúde dos ossos.

A osteoporose é silenciosa. O paciente não sente dor. Então, na maioria das vezes, quando o paciente tem os sintomas, são relacionados à fratura. Então, muitos diagnósticos acabam sendo feitos assim: o paciente tem a fratura e depois descobre que tem osteoporose.