Quais os cuidados para quem tem osteoporose?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas. Exercite-se, principalmente através de caminhadas e exercícios que requeiram força muscular. Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. O leite e seus derivados são as melhores fontes, mesmo desengordurados.

Além de atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e rica em cálcio, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, as medidas preventivas passam por exames regulares a partir dos 40 anos de idade, especialmente para pessoas de pele branca, caucasiana, com maior predisposição para a doença.

Vários outros fatores, como determinados medicamentos, uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, histórico familiar de osteoporose (por exemplo, se o pai ou a mãe da pessoa sofreu fraturas de quadril) e estatura corporal pequena, aumentam o risco de perda óssea e o desenvolvimento de osteoporose em mulheres.

Dentre os exercícios indicados para quem tem osteoporose, a musculação é um dos mais recomendados pelos médicos. Isso porque essa prática promove o ganho de massa muscular, além de contribuir para o ganho de força e equilíbrio.

Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas. Exercite-se, principalmente através de caminhadas e exercícios que requeiram força muscular. Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. O leite e seus derivados são as melhores fontes, mesmo desengordurados.

– consuma verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve; – evite carne vermelha, refrigerante, café e sal; – exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo.

Frutas secas – Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos. A tâmara, por exemplo, é fonte de manganês, magnésio, selênio e cobre.

Praticar exercícios regularmente; Fazer a reposição hormonal quando indicado; Seguir uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de cálcio e vitamina D; Fazer a densitometria óssea, um exame que permite medir e avaliar a condição, densidade e saúde dos ossos.

abacaxi

O que poucas pessoas sabem é que o abacaxi, assim como a banana, atua na absorção de cálcio. Além disso, a fruta promove ação anti-inflamatória e anticoagulante ao organismo e é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.

Toda forma de exercício é válida, seja caminhar, nadar, pedalar ou correr. No entanto, as melhores atividades são aquelas que provocam tensão muscular e ajudam a desenvolver e fortalecer o esqueleto. Esportes como o vôlei e o basquete são bastante indicados no tratamento da osteoporose.

Quando a osteoporose é grave? É considerada grave quando a densidade óssea está muito baixa e o risco de fraturas é elevado. O risco de fraturas é avaliado por meio de exames de densitometria óssea e outros fatores de risco, como idade, sexo, histórico familiar, entre outros.

Caminhada
Pacientes com osteoporose devem fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos todos os dias. A caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes, e também melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e de fraturas.

Ovo. O ovo é um alimento bem completo para manter os ossos saudáveis, pois é rico em cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, que são fundamentais para fortalecer os ossos.

O que comer: alimentos ricos em Cálcio
Queijo, iogurte, tofu, leite de soja. Atum, sardinha, salmão. Feijão branco, grão de bico, de soja. Gergelim, sementes de linhaça, chia, aveia, quinoa.

Quem tem osteoporose sente muita dor? Geralmente, a osteoporose é silenciosa e indolor. Normalmente, a dor ocorre após o surgimento de fraturas. Em alguns casos, essa situação causa dor crônica e dificuldade em completar as atividades da rotina.

Apesar de ser apreciado por muitos, o café em excesso também prejudica os ossos. Assim como o sódio, o café faz com que grandes quantidades de cálcio sejam eliminadas pela urina. Mas não se desespere! O café só atrapalha a absorção do cálcio se for ingerido em quantidade superior a três xícaras médias por dia.