Tem como fazer quiropraxia pelo SUS?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Atendimentos de Osteopatia e Quiropraxia passam a ser oferecidos no SUS. Neste ano, o Ministério da Saúde disponibilizará no Sistema Único de Saúde (SUS) atendimentos de Osteopatia e Quiropraxia, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Para ter acesso às terapias alternativas gratuitas disponíveis no SUS, você precisa ir na UBS do seu bairro ou mais próxima e verificar a disponibilidade e horários. Nem todas as UBS oferecem essas terapias.

A portaria do Ministério da Saúde que autoriza o tratamento quiroprático pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desagradou quiropraxistas, que não foram incluídos entre os profissionais habilitados a realizarem os atendimentos. Na norma, estão listados apenas fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Caso queira realizar seus serviços de forma privada, o valor cobrado costuma variar entre 180 e 450 reais por sessão.

São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária ...

O profissional dessa área é o quiropraxista. E o Brasil é um país que está começando a descobrir novos tratamentos da área da saúde, por isso novas práticas são adicionadas junto aos atendimentos tradicionais, como é o caso da Quiropraxia.

A gente não privilegiava tanto essas alternativas e passamos agora a privilegiar mais”. Agora, serão oferecidos meditação, arteterapia, reiki, musicoterapia, tratamento naturopático, tratamento osteopático e tratamento quiroprático.

É importante ressaltar que o paciente pode procurar por um quiropraxista diretamente, sem o encaminhamento de um médico. O especialista será responsável por avaliar a saúde do indivíduo e decidir se as dores podem ser solucionadas pelos ajustes.

De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário do quiropraxista é de, em média, R$ 3.838,00.

Atualmente, existem mais de 240 mil fisioterapeutas no Brasil, sendo que a Quiropraxia é reconhecida desde 2001 pelo COFFITO como especialidade da Fisioterapia.