É normal bebê nascer com sopro no coração?

Perguntado por: igodinho5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

É comum que o sopro patológico, decorrente de cardiopatias congênitas, manifeste-se após o nascimento.

O procedimento pode ser feito com cateteres (laparoscopia) ou, se preciso, com o peito aberto. De qualquer forma, o sopro cardíaco em crianças precisa ser diagnosticado o quanto antes, pois, apesar de a maioria dos casos ser inofensivo, o problema pode evoluir para algo mais grave no coração ou no sistema pulmonar.

O sopro cardíaco só é considerado grave ou preocupante nos casos mais raros, quando é anormal ou patológico, pois indica que existem doenças do coração relacionadas que estão causando o problema e podem afetar diretamente a saúde do paciente.

Em relação ao sopro inocente, no qual não há sintomas, a condição só pode ser diagnosticada a partir do momento em que o médico ausculta o coração do paciente. Uma vez que o profissional identifica o ruído nos batimentos cardíacos, a pessoa é encaminhada para a realização de exames específicos.

No caso do sopro fisiológico, o coração é absolutamente normal e o ruído pode sumir naturalmente. Assim, é possível viver a vida sem restrições. Já nas situações em que o sopro é patológico, dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito por meio da administração de medicamentos e também por cirurgia.

O sopro cardíaco não impede a prática de atividades fisicas, desde que sejam seguidas as orientações médicas. Não existe uma causa específica para o problema.

Sim. De acordo com a Lei Nº 8.213/91, cardiopatia grave está na lista de doenças que garantem o direito a aposentadoria por incapacidade permanente. Só que, para tanto, o contribuinte deve passar por uma perícia médica. Primeiro é concedido o auxílio-doença, que afasta o trabalhador de suas funções por 15 dias.

Em casos simples é possível tratar insuficiências ou estreitamento das valvas cardíacas apenas com medicamentos que aliviem os sintomas, como diuréticos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Em outros casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica, que envolve desde a plástica da valva original até a troca completa.

Os bebês podem ter dificuldade para respirar ou ter respiração rápida, se alimentarem inadequadamente, apresentarem sudorese ou aumento da frequência respiratória durante a alimentação, descoloração azulada (cianose) dos lábios ou da pele, irritabilidade incomum ou dificuldade para ganhar peso.

O sopro no coração pode ser causado, por exemplo, por um estreitamento no interior das veias e artérias do órgão, resultando em uma dificuldade na circulação sanguínea. Outra causa é o não fechamento completo das válvulas do coração, fazendo com que um pouco de sangue escape.

Sopro no coração quer dizer que o médico, durante o exame físico cardiovascular da criança, identificou um ruído produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração.