O que é um sopro inocente?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O sopro inocente é um som auscultado durante o exame físico da criança e quando fazemos o ecocardiograma não encontramos alteração patológica que justifique o sopro. O exame é normal! O sopro inocente é uma alteração fisiológica percebida na infância e costuma desaparecer com o crescimento.

Em relação ao sopro inocente, no qual não há sintomas, a condição só pode ser diagnosticada a partir do momento em que o médico ausculta o coração do paciente. Uma vez que o profissional identifica o ruído nos batimentos cardíacos, a pessoa é encaminhada para a realização de exames específicos.

O sopro inocente é um ruído cardíaco auscultado, pelo menos uma vez, na maioria das crianças e adolescentes saudáveis. O diagnóstico pode ser feito apenas com o exame físico, a partir da correta identificação das características desse tipo de sopro.

O sopro considerado funcional, fisiológico ou inocente é comum em até 50% dos pequenos e desaparece espontaneamente. Já o sopro patológico pode ser indicativo de doenças mais graves e necessita de tratamentos específicos.

Quando o Sopro no Coração se Torna Perigoso
Podemos dizer que o tipo mais perigoso de sopro é aquele derivado de problemas patológicos, ou seja, alguma disfunção nas estruturas cardíacas que pode levar a alguns riscos quando falamos da qualidade de vida de um paciente.

O sopro cardíaco não impede a prática de atividades fisicas, desde que sejam seguidas as orientações médicas. Não existe uma causa específica para o problema.

Assim como os recém-nascidos e lactentes, os pré-escolares e escolares também podem ter sopros fisiológicos. Na verdade, a faixa etária dos pré-escolares é o período em que ocorre a maior parte dos diagnósticos de sopros inocentes na infância, e que desaparecem espontaneamente com o crescimento da criança.

Tratamento. Crianças com sopro fisiológico têm coração absolutamente normal e são liberadas para levar a vida sem restrições. Para a grande maioria das cardiopatias congênitas, o tratamento é cirúrgico. Ele só não é indicado quando o defeito é leve e sem repercussão maior para o coração.

Quais os sintomas do sopro no coração?

  • falta de ar.
  • tosse crônica.
  • veias do pescoço aumentadas.
  • falta de apetite.
  • tontura.
  • pele azulada.
  • dor no peito.
  • transpiração intensa mesmo sem esforço algum.

O sopro no coração pode ser causado, por exemplo, por um estreitamento no interior das veias e artérias do órgão, resultando em uma dificuldade na circulação sanguínea. Outra causa é o não fechamento completo das válvulas do coração, fazendo com que um pouco de sangue escape.

Sim. De acordo com a Lei Nº 8.213/91, cardiopatia grave está na lista de doenças que garantem o direito a aposentadoria por incapacidade permanente. Só que, para tanto, o contribuinte deve passar por uma perícia médica. Primeiro é concedido o auxílio-doença, que afasta o trabalhador de suas funções por 15 dias.