Qual exame para saber se tem arritmia cardíaca?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

Muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas, são silenciosas e, por isso, perigosas. No entanto, alguns pacientes reclamam das palpitações, ou “batedeira”, tontura, falta de ar, sensação de desmaio. Em outros casos, como nas bradiarritmias, as palpitações já não são comuns.

Como é feito o teste eletrofisiológico
O cateter é usado para registrar o eletrocardiograma (ECG) dentro do coração e para identificar a localização exata das vias de condução elétrica. Às vezes, durante o procedimento, é feita uma ablação por radiofrequência.

O eletrocardiograma é um dos principais exames do coração por conta da sua capacidade de investigar alterações elétricas, que se reflitam no ritmo e na frequência dos batimentos.

A troponina T é uma proteína encontrada no músculo cardíaco. Medir essa substância usando um exame de sangue para o coração conhecido como troponina T de alta sensibilidade ajuda a diagnosticar um ataque cardíaco e a determinar seu risco de doença cardíaca, mesmo que ainda não haja sintomas.

Pode acontecer da dor acontecer ser em apenas um lado do peito, ou em todas as partes. É possível que ela irradie para outras partes do corpo, como braços e queixo, assim como pode ser uma dor passageira ou durar mais de 10 minutos.

Quando o paciente sofre de arritmia, geralmente, o coração dispara de forma súbita e também volta ao normal de forma súbita. Já os pacientes com crise de ansiedade, sentem as palpitações aumentarem e voltarem ao normal de uma forma mais gradual.

Quando se preocupar com a arritmia cardíaca? Quando os batimentos cardíacos estiverem acima de 100 batimentos por minuto ou abaixo de 50 batimentos por minuto, é importante procurar um cardiologista.

No entanto, quando os batimentos estão em 100 bpm em repouso, são considerados altos; abaixo de 40 por minuto em repouso, considerados baixos. Em algumas situações, como durante exercícios físicos de alta intensidade, estes batimentos podem ir além do normal e pode chegar a 150 bpm.

O teste ergométrico, também chamado de teste de esforço, avalia o sistema cardiovascular sob esforço físico e pode ser feito em esteira ou bicicleta. É um método muito útil para diagnosticar isquemia do miocárdio, arritmias, entre outros problemas.