Quem tem taquicardia pode fazer caminhada?

Perguntado por: lvieira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Se a arritmia for de baixo risco, a prática das atividades podem ser realizadas sem restrições. Pessoas com arritmia de riscos um pouco maior necessitam de recomendação médica para realizar as atividades mais leves, como caminhada com duração de 20 a 40 minutos que pode ser feita três ou quatro vezes por semana.

Andar por aí: atividades aeróbicas de baixa intensidade, como caminhadas e pedaladas, feitas de forma regular, ajudam no controle da arritmia. Fortalecer músculos: exercícios com faixas de resistência e pesos podem ser indicados, com ajustes individuais de volume e intensidade — em geral, menos carga e mais repetições.

“Assim como no infarto, a arritmia cardíaca pode ser evitada e controlada com algumas medidas preventivas como reduzir o estresse, ter uma alimentação saudável, rica em legumes, frutas e verduras, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e de energéticos, não fumar e praticar alguma atividade física regularmente”, ...

Na maior parte das vezes, o exercício físico moderado é benéfico para os pacientes que possuem arritmias, como as extra-sístoles e a fibrilação atrial, ajudando a suprimi-las.

A partir dos resultados verificou-se que os pacientes tiveram uma melhora significativa e até o desaparecimento dos sintomas de alguns, notou-se que atividade física é um grande aliado no tratamento de alguns tipos de arritmia cardíaca como a sinusal.

A arritmia é um distúrbio do ritmo cardíaco. Quando o coração bate muito rápido, chamamos de taquicardia; quando o coração bate mais devagar, isso caracteriza a bradicardia. Em geral as arritmias desaparecem assim que a pessoa afasta os fatores desencadeantes.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares. Por isso, a prevenção começa por hábitos e comportamentos saudáveis.

Outros aspetos que podem também causar taquicardia são o exercício físico, o stress súbito, a hipertensão arterial, o tabagismo, a febre, o excesso de álcool ou de bebidas com cafeína, o uso de drogas como a cocaína, as doenças da tiroide ou mesmo ser o efeito secundário de alguns medicamentos.

Chamamos de taquicardia quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto. Essa condição possui diversas causas, podendo ser tanto fisiológicas quanto patológicas.

A frequência cardíaca máxima é de 220 batimentos por minuto (bpm). Para determinar o valor adequado para um indivíduo de 20 anos, por exemplo, basta fazer o seguinte cálculo: frequência cardíaca máxima – idade (neste caso: 220-20=200).

Qual o tratamento para arritmia cardíaca?

  1. medicamentosa: uso de medicamentos para controlar as palpitações. Algumas arritmias são melhores controladas com medicações de uso contínuo e.
  2. ablação: trata-se de um procedimento que faz o resfriamento da parte do coração que causa anormalidades no batimento.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.