Qual é a vacina contra a paralisia infantil?

Perguntado por: spaz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Aos 15 meses e aos 4 anos, mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

O intuito é vacinar as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de maneira indiscriminada, buscando aumentar a cobertura vacinal contra a doença. Na Capital, 130 mil crianças devem ser imunizadas.

Símbolo da vacinação no Brasil há quase 40 anos, o personagem Zé Gotinha não vai ficar sem função, mesmo com a mudança na vacinação da pólio. Segundo o Ministério da Saúde, ele segue parte das campanhas de conscientização em todo o território nacional.

A dose de reforço aplicada atualmente aos 4 anos não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses garantirá a proteção contra a pólio.

O que é a vacina tríplice viral e para que serve? A vacina tríplice viral é fundamental para proteger de doenças como rubéola, sarampo e caxumba. Ela é feita de vírus “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba, além de aminoácidos, albumina humana, sulfato de neomicina, sorbitol e gelatina.

  • VOP. Gestantes; Pessoas que sofreram anafilaxia após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina); ...
  • VIP – A história de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina, ou a algum de seus componentes, contraindica doses futuras.

Existem duas vacinas contra a poliomielite: a VPO (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Intramuscular (IM) profunda no vasto lateral da coxa em crianças menores de 2 anos; em crianças acima de 2 anos pode ser utilizada a região do músculo deltoide. O volume correspondente a uma dose é 0,5ml.

As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, quatro e seis meses de vida. A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Quais são as possíveis reações adversas das vacinas contra a poliomielite? Compartilhar: Geralmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.

As vacinas VIP e VOP também são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra os três tipos de poliomielite, A VIP, que é a de injeção, é feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido.

Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem? A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.

Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou iOS) ou da versão web, o cidadão consegue acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).