Quem pode tomar a gotinha da poliomielite?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A vacina contra Poliomielite é recomendada para crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias. Usuário deverá apresentar sua documentação.

A recomendação é que crianças de até os cinco anos de idade tomem a vacina poliomielite. Além disso, viajantes que irão se deslocar a países onde a doença é endêmica devem receber o imunizante.

Aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos quinze meses.

Ela contém o vírus inativado e é conhecida como Vacina Inativa contra a Poliomilite (VIP). Já o imunizante líquido carrega o microrganismo atenuado e é chamado de Vacina Oral contra Poliomielite (VOP). As duas substâncias têm riscos baixíssimos, mas a VIP está ainda mais à frente nesse quesito.

No site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é informado que “a gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina” e que a imunização não deve ser realizada apenas “em casos de doença febril aguda que comprometa o estado geral de saúde”.

As vacinas em gotas vão estimular o organismo a produzir anticorpos, oferecendo mais proteção às áreas mais sensíveis, como a boca, o estômago e o intestino. Já as doenças que são transmitidas pelo ar, como a tuberculose, difteria, coqueluche, sarampo e caxumba, só a injeção faz efeito.

Quais são as possíveis reações adversas das vacinas contra a poliomielite? Compartilhar: Geralmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.

  • VOP. Gestantes; Pessoas que sofreram anafilaxia após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina); ...
  • VIP – A história de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina, ou a algum de seus componentes, contraindica doses futuras.

Intramuscular (IM) profunda no vasto lateral da coxa em crianças menores de 2 anos; em crianças acima de 2 anos pode ser utilizada a região do músculo deltoide. O volume correspondente a uma dose é 0,5ml.

As três primeiras doses, aos 2, 4 e 6 meses, devem ser feitas obrigatoriamente com a vacina pólio inativada (VIP). A recomendação para as doses subsequentes é que sejam feitas preferencialmente também com a vacina inativada (VIP).

O nome Zé Gotinha foi escolhido nacionalmente através de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde com alunos de escolas de todo o Brasil. Assim, começou a divulgação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, nos jornais, TVs e rádio.

Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem? A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.

Prevenção. A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Quando há sintomas gripais, deve-se adiar a aplicação da vacina em 48 horas apenas se a criança estiver em estado febril.