O que pode causar a perda dos movimentos das pernas?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Além do sistema nervoso, doenças musculares também podem levar à paralisia muscular. Algumas das principais que são ligadas ao surgimento dessa doença são as seguintes: Distrofia muscular; Miopatia (seja ela associada ao álcool, congênita ou que tenha sido induzida por drogas);

A fraqueza nas pernas pode estar ligada a causas comuns, como exercícios físicos intensos ou falta de alongamento. Por outro lado, essa fraqueza também pode estar ligada a questões mais graves, como doenças neurodegenerativas e musculares.

A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.

Os sintomas principais da Síndrome de Guillain Barré são fraqueza muscular ascendente: começam pelas pernas, podendo, em seguida, progredir ou afetar o tronco, braços e face, com redução ou ausência de reflexos.

A fraqueza muscular completa causa paralisia, mas a pessoa pode ter outros sintomas dependendo do que está causando a fraqueza. Entre os sintomas associados mais comuns estão as perdas de sensibilidade, o formigamento e a dormência. A paralisia também pode se apresentar de forma orgânica, funcional ou periódica.

À medida que envelhecemos, os nossos músculos esqueléticos tendem a perder força e a enfraquecer. Esta condição que começa a aparecer por volta dos 40 anos de idade e acelera depois dos 75, é uma das principais causas de incapacidade nos idosos.

A esclerose múltipla (vulgarmente chamado EM) é uma doença neurológica, em que há danos lentos e progressivos do nervo. A causa dessa lesão do nervo é desconhecida, mas pode estar relacionada a uma hiperatividade do sistema imunológico.

A fraqueza nas pernas pode ser resultante de tensão, exercícios físicos, desidratação, qualidade do sono, envelhecimento, má postura, ou outras condições relacionadas à ocupação.

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).