Quando brisa descobre que tem quimerismo?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Em Travessia, Brisa (Lucy Alves) descobre quimerismo após nascimento do seu segundo filho. Ir para a notícia: "Travessia": Brisa pode morrer durante o segundo parto. Saiba tudo! Brisa (Lucy Alves) morre no parto em "Travessia"?

“O quimerismo é uma condição genética rara, que determina que o indivíduo possua dois tipos distintos de DNA em seu corpo”, afirma Danyelle Oliveira Toledo, neonatologista e professora de Medicina da Universidade de Franca (Unifran).

O diagnóstico é feito a partir da comparação do material genético da mesma pessoa. Os geneticistas comparam o DNA de células sanguíneas com células da saliva ou da pele, por exemplo. Caso as informações genéticas dos tecidos sejam distintas, a hipótese de quimerismo pode ser confirmada, segundo a pesquisadora.

Brisa (Lucy Alves) conseguirá provar sua inocência no último capítulo de Travessia, que chegará ao fim no próximo dia 5 de maio. A protagonista da novela das nove da Globo desvendará o mistério do DNA e deixará claro que não é uma sequestradora de crianças.

Nos próximos capítulos da trama das 21 horas, a mocinha Brisa (Lucy Alves) ficará bastante surpresa ao descobrir que o jovem que criou a fake News contra ela no passado é o filho de Guida (Alessandra Negrini).

Na trama de Gloria Perez, a personagem Brisa (Lucy Alves) faz dois testes de DNA para provar que Tonho (Vicente Alvite) é seu filho, mas ambos dão negativo. A confirmação de que a protagonista é mãe do menino e poderá manter a sua guarda só foi possível com uma nova gravidez, que indicará a condição genética rara.

Às vezes, no entanto, o organismo libera dois óvulos que, se fecundados, vão gerar dois embriões —irmãos gêmeos não idênticos. Em episódios muito, muito raros da natureza, esses dois embriões se fundem num só. Essa união dará origem a um bebê com dois grupos de DNAs diferentes.

O exame de quimerismo consegue medir a % de DNA do doador e do DNA próprio que está circulando no sangue. Podendo desta forma avaliar a pega da enxertia, detectar recidiva da doença de base ou perda do transplante de medula.

A coleta do material deve ser realizada obrigatoriamente com luvas durante todo processo de modo que não haja nenhum contato com o material. Realizar o esfregaço do swab por 90 segundos em cada lado da mucosa bucal e colocar imediatamente em um frasco seco, esteríl e vedar.

Em raras situações, um gêmeo quimérico pode se desenvolver com um tumor e necessitar abordagem cirúrgica. Outra situação na qual o quimerismo natural pode ter impacto na vida da pessoa é no estabelecimento de vínculo genético – o conhecido teste de paternidade.

Brisa descobre que Tonho não é seu filho biológico em Travessia: “Você não é a mãe desse menino” Em cenas que estão previstas para irem ao ar na próxima semana em Travessia, Brisa (Lucy Alves) cairá para trás ao descobrir através de um exame DNA que ela não é mãe biológica de Tonho (Vicente Alvite).

Final de Chiara e Ari
Apesar da horda de finais felizes, Chiara será a grande protagonista do último capítulo. Ela enfim confrontará o pai pela mãe verdadeira, e o ricaço deixará escapar o nome de Débora.

Nos capítulos recentes, ela fez dois exames de DNA para provar que é mãe de Tonho (Vicente Alvite), mas ambos deram negativo, mesmo que ela tenha dado à luz. Isso ocorre porque a personagem é portadora de quimerismo, uma condição genética rara.

Depois de desprezar a nora, Núbia (Drica Moraes) será salva por ela no fim de Travessia. Depois de infernizar a vida de Brisa (Lucy Alves) durante os sete meses de Travessia, Núbia (Drica Moraes) será ajudada por quem ela sempre desprezou.

Brisa prova ser mãe de Tonho no fim de "Travessia"