Pode beber vinho na taça de água?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

É comum em algumas perfumarias cheirar um pouco de café entre um perfume e outro. Sendo assim, também é praxe entre os apreciadores, tomar uma taça de água mineral no intervalo de dois vinhos distintos. Dessa forma, é eliminado o sabor remanescente na boca para partir para a próxima degustação.

A taça para água precisa ficar disposta do lado de dentro da mesa, sendo o copo mais próximo do alcance das mãos. Assim, da esquerda para a direita, a ordem é: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.

Alternando entre vinho e água
Isso significa que, durante o processo de digestão, o organismo consome muita água, o que pode levar a uma desidratação. Por esse motivo, sempre que se consuma uma quantidade um pouco maior de qualquer bebida alcoólica, o recomendado é que sejam feitas pausas para beber água.

Chamamos de taça ISO, ela é de bojo pequeno, haste curta e utilizamos ela para todos os tipos de vinho, de espumante e até para vinho de sobremesa.

A sugestão para servir é ¼ da taça, no máximo 1/3. Alguns produtores de vinho sugerem em qual taça tomar, principalmente os da Borgonha, mas isso já é exclusividade de poucos; no geral, precisamos ter em casa as seguintes taças: Espumantes: taça flûte.

Taça para água
As taças de água são muito parecidas com taças de vinho, porém com bojo maior. Como a água não tem características de sabor e aroma, ela precisa apenas de um copo que seja capaz de manter sua temperatura (gelada ou ambiente).

Taça Bristol
E se você gosta de estilo até na hora de beber água pode escolher as taças do modelo Bristol no lugar de simples copos d'água. As taças desse tipo tem capacidade para 340 ml. E por serem tão versáteis também podem ser utilizadas para servir sucos, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas.

Água mineral e vinho – uma excelente combinação
A curiosidade de muitas pessoas também tem a ver como se vê normalmente em restaurantes, quando o sommelier – entendedor de vinhos, oferece água mineral natural para acompanhar os rótulos escolhidos para degustação.

Taça de água
Esse tipo de taça também pode ser usado para sucos e refrigerantes.

E por que, em geral, não devemos tomar vinho em um copo comum? É que as taças possuem as medidas perfeitas para valorizar todos os aromas e sabores dos vinhos. Por isso, há um tipo específico de taça para cada tipo de vinho (confira abaixo).

As taças de cristal permitem que o aroma dos vinhos se acumule por mais tempo do que as taças de vidro.

Segure a taça pela haste ou base
O erro mais comum na hora de degustar o vinho é segurar a taça pelo haste ou base e não pelo bojo. Ao segurar pela haste ou base, você evita a troca de calor entre a mão, a taça e o vinho e mantém a bebida na temperatura ideal para o consumo por mais tempo.

Afinal, existe uma quantidade certa? Cientificamente falando, a quantidade considerada ideal dentro de um estilo de vida saudável é de aproximadamente 200 ml, uma taça, para as mulheres, e duas taças para os homens, 400 ml.