Como uma pessoa abusada se sente?

Perguntado por: eapolinario8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Sente se confusa sobre sua identidade. Sente raiva de si e de outras pessoas. Sofre com culpa excessiva. Sente medo e tem dificuldades para confiar em outras pessoas.

As consequências a médio e longo prazo
Ansiedade, depressão, síndrome do pânico, comportamentos autodestrutivos ou sexualização precoce são alguns dos transtornos que podem surgir em adolescentes vítimas de abuso.

Crianças ou adolescentes que sofrem abuso costumam apresentar desordens emocionais, sentimento de culpa, estigmatização, sintomas depressivos, baixa autoestima, choro sem motivo e tentativas de suicídio. Muitas vezes, a culpa e a vergonha acompanham o relato do menor.

Sintomas depressivos, ansiosos e problemas para dormir. Esses são alguns dos efeitos emocionais que uma vítima de crime de importunação ou de assédio sexual nas ruas pode ter. Uma mulher que tem seu corpo violado pode desenvolver sinais e sintomas logo após o episódio ou eles podem aparecer até meses depois.

Quais as consequências da violência psicológica?*
Mas com o passar do tempo, ela pode desenvolver alguns distúrbios como crises de ansiedade, baixa autoestima, retraimento social e, consequentemente, isolamento, podendo evoluir para casos mais graves como a depressão.

Depressão com ideação suicida, baixa auto estima, falta de auto confiança, insegurança, incapacidade de construir relacionamentos felizes e saudáveis, falta de prazer na vida sexual. Além disso, personalidades mais patológicas podem tornarem-se abusadores.

E sofre os efeitos na vida adulta, como ansiedade, sintomas depressivos, sentimentos de culpa, vergonha, ódio, medo, raiva, tendência suicida, baixa autoestima, comportamentos agressivos e regressivos, isolamento social e comportamento sexual inadequado, entre outros.

Isso significa que: sim, é possível que crianças e adolescentes molestados não se recordem da violência ou que tenham memórias incompletas sobre o ocorrido, sendo que o problema pode se iniciar tardiamente ou se estender até a idade adulta.

Uma pessoa que sofre abuso na infância pode não se lembrar do que aconteceu, porém costuma ter pensamentos e comportamentos que a incomodam muito. Se este for seu caso, busque ajuda psicológica.

Existem quatro tipos de assédio mais comuns: moral, sexual, stalking e bullying. Entenda melhor cada um deles, saiba como se proteger e alertar os outros sobre a situação.