O que é abuso psicológico familiar?

Perguntado por: mfelix . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Insultar, difamar, criticar em excesso. Constranger, humilhar e ridicularizar. Invalidar (menosprezar opiniões e sentimentos) e fazer gaslighting (um tipo de manipulação que usa mentira ou distorção de fatos, fazendo com que a vítima duvide da sua percepção da realidade). Evitar, isolar e fazer tratamento de silêncio.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

O abuso psicológico acontece por meio de manipulações pequenas e corriqueiras. São comportamentos inofensivos a princípio. Eles deixam as vítimas levemente desconfiadas, mas esse sentimento logo passa. O abusador sabe quando manipular e quando agir como o parceiro/amigo/familiar/colega de trabalho ideal.

Isolamento social: é comum a violência psicológica acontecer em paralelo com o isolamento da vítima de amigos e familiares para que ela não consiga identificar o que está errado na relação. Além disso, o agressor sente necessidade de controlar a vítima; Insultos: esta é a forma mais evidente de agressão psicológica.

II - submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

A pressão familiar envolve diversos aspectos, como manipulação emocional, como chantagem emocional ou ameaças de retirar amor, apoio financeiro ou aceitação caso o indivíduo não atenda às expectativas da família.

Há casos de depressão, problemas de autoestima e estresse pós-traumático. A psicóloga explica que como consequência do abuso emocional em crianças pode ocorrer diurese noturna (urinar na cama) e em adolescentes, o uso de bebida alcóolica e drogas. A vítima pode também se isolar ou passar a ter comportamentos rebeldes.

O melhor jeito é chamar a atenção da pessoa para atitude abusiva quando acontecer. Se você é a vítima, não confronte diretamente o que é dito. Nem escute e muito menos e não tente explicar para o abusador o porquê ele não deve fazer o que faz ou o porquê está errado.

Uma vez identificado o abuso emocional, é importante que a vítima procure ajuda profissional. A terapia é o primeiro passo para superar o abuso psicológico. O terapeuta ajudará a vítima a identificar e entender as suas relações passadas e a sua própria história para que ela possa trabalhar com eles.

A violência psicológica traz consequências para a saúde mental e física. . Ela pode causar problemas como depressão, ansiedade e até pensamentos suicidas.

A violência psicológica é entendida como qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, ...

A pressão psicológica — também chamada de abuso psicológico, violência psicológica ou gaslighting — ocorre quando uma pessoa se coloca em uma posição de poder e controle em relação a outra. Infelizmente, isso é bastante comum em relacionamentos conjugais.

  • Violência física. A violência física é a utilização da força física sobre alguém. ...
  • Violência psicológica e moral. Já a violência psicológica e a moral utilizam-se de palavras ou atos ofensivos como forma de agressão. ...
  • Violência sexual. ...
  • Violência econômica. ...
  • Violência social. ...
  • Violência doméstica.