Como é a atenção de um autista?

Perguntado por: edomingues6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Dependendo do grau de autismo, tem aversão a muitos estímulos externos. Há menos interesse por atividades coletivas e uma preferência clara por ações repetitivas e mais individuais, que fazem sentido dentro do seu próprio universo.

Investigue os temas, sensações, cheiros, texturas e ações (como cócegas ou palmas, por exemplo) que sejam de interesse da criança. Utilize tudo isso no momento da interação para manter sua atenção em determinada atividade.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

Prendendo a atenção de criança autistas
Use elementos de seu interesse e realize coisas como em outro tom de voz, utilize diferentes estímulos de sons ou de movimento com objetos que prendam sua atenção.

A linguagem no TEA
Crianças com TEA podem apresentar dificuldade no desenvolvimento de fala e linguagem, por vezes demoram para começar a falar e, quando isso acontece, a linguagem pode ser utilizada de forma pouco funcional, apresentando ausência ou redução da fala espontânea, mesmo em situações de interação.

Brinquedos recomendados para crianças com TEA
Quebra-cabeça. Brinquedos de borracha ou de pelúcia. Fantoches. Blocos de montar.

Muitos autistas se apegam a uma rotina por vários motivos.
Em geral, é pela previsibilidade que ela traz. Uma rotina não traz surpresas e tornam a compreensão da vida mais fácil para autistas. Por isso, uma das coisas que muitos pais e mães relatam como é complicado a mudança de casa.

5 fatos sobre o autismo que você precisa conhecer

  1. O autismo engloba diferentes síndromes. ...
  2. Uma em cada cem crianças é portadora de autismo. ...
  3. É possível observar sinais de autismo na criança. ...
  4. A dinâmica familiar problemática não é causa de autismo. ...
  5. Como não é uma doença, o autismo não tem cura.

Estudo mostra que crianças autistas enxergam ilusões de ótica de modo diferente. Ilusões de ótica ajudaram cientistas a notar uma diferença no cérebro das crianças com autismo em relação aos neurotípicos, segundo relata o novo estudo publicado no periódico científico The Journal of Neuroscience.

Quando se trata de crianças, um dos sinais mais comuns de autismo é a ausência da fala, ao menos nos primeiros anos de vida. Meu filho mesmo começou a falar aos 4 anos de idade. E o momento das primeiras palavras é sempre marcante para os pais.