Qual é o tipo de reprodução humana?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 6 votos

A reprodução humana é um processo complexo, que passa por uma série de etapas de maturação do corpo feminino e masculino. Seu modo mais comum de ocorrência é por meio da relação sexual. Os casais que possuem problemas de infertilidade, no entanto, podem contar com técnicas de reprodução assistida para conceber.

A reprodução dos seres vivos é um processo biológico através do qual os organismos geram descendência, que é de vital importância para perpetuar as espécies. São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.

A principal diferença entre elas é que na inseminação artificial os espermatozoides são introduzidos diretamente no útero da mulher, para que encontrem o óvulo e o fecundem. Já na FIV um único espermatozoide, previamente selecionado, é injetado dentro do óvulo, para que seja fecundado em laboratório.

Entende-se por Reprodução Assistida todos os tipos de tratamento que incluem a manipulação in vitro (no laboratório), em alguma fase do processo, de gametas masculinos (espermatozoides), femininos (oócitos) ou embriões, com o objetivo de se estabelecer uma gravidez.

Os quatro principais tipos de reprodução assexuada são: divisão binária, fragmentação, esporulação e brotamento.

A fertilização in vitro aumenta o risco de gestações múltiplas (gêmeos, trigêmeos e até mais crianças) por causa da potencialização dos óvulos produzidos durante o ciclo menstrual.

Um casal que se submete ao tratamento de FIV, em que a mulher possui menos de 35 anos de idade, embriões com alta qualidade, possui até 50% de chance de uma gravidez de sucesso na primeira tentativa, repare que a chance é maior do que uma gravidez espontânea.

Quanto tempo demora a fertilização in vitro? O tempo de duração da fertilização in vitro pode variar cerca de 20 a 21 dias, sem levarmos em consideração a primeira consulta médica, investigação das possíveis causas de infertilidade e realização do exame de gravidez após os 12 dias da transferência embrionária.

In vitro é o termo em latim para "dentro do vidro". É um estudo realizado fora de um organismo vivo. Por exemplo, em um tubo de ensaio ou um laboratório.

A reprodução sexuada acontece quando dois gametas, um feminino e outro masculino se fusionam, dando origem a novo ser vivo. Esse processo pode acontecer em fungos, animais e vegetais. Um ponto importante a ser destacado é que a reprodução sexuada não é sinônimo de relação sexual.

Os procedimentos da Reprodução Assistida podem ser divididos em dois níveis de complexidade: baixa ou alta. Quando o procedimento é de baixa complexidade, a fecundação ocorre no aparelho reprodutivo feminino, assim como a Inseminação Intrauterina.

Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.

Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.