Que taça usar para cada tipo de vinho?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para os vinhos repletos de aromas delicados, a taça ideal é fechada, com a borda estreita para concentrar os aromas. Já os vinhos encorpados e afinados em madeira pedem uma taça grande, com a boca mais aberta, semelhante às taças chamadas “balloon”. Usar a taça adequada para vinhos brancos é muito importante.

A taça ISO (International Standards Organization) é conhecida como taça coringa porque pode ser utilizada para diversos tipos de vinho.

Organizando as taças à mesa
As taças de água devem ser colocadas em frente ao prato (bem no centro). Na direita, coloque a de vinho tinto e depois, também à direita, a de vinho branco.

Taça de Vinho Branco
O vinho branco precisa ser consumido em temperaturas mais baixas, por isso pede uma taça com menos trocas de calor com o ambiente. A taça de vinho branco tem aba mais estreita e é menor que a taça de vinho tinto, pois assim possibilita a apreciação completa desses vinhos mais leves e frutados.

As taças precisam ser transparentes, algumas vêm com bojo mais largo, outras com corpo menos largo. Todas devem ter haste comprida para você segurar a taça corretamente.

A diferença entre elas é a presença do teor do chumbo, metal utilizado em sua produção. A de cristal, e cristal de vidro tem uma certa porcentagem de chumbo, já a de vidro não tem. O chumbo acaba dando mais leveza, além de fazer com que a espessura da taça seja mais fina.

Taças e copos
A organização correta é colocar as taças e os copos na ordem da esquerda para a direita: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.

Frisantes devem ser apreciados em taças menores, para que não haja perda do gás e sua temperatura se mantenha mais baixa. Além disso, muitos consumidores assíduos costumam apreciar frisantes nas tradicionais taças de espumante, mas lembre, que a taça ideal sempre ficará à sua escolha.

  • Taça para água. Não há nenhuma regra específica sobre o tipo de taça para utilizada para água. ...
  • Taça para espumante. Como os espumantes são, normalmente, consumidos gelados é importante que a taça mantenha a temperatura do liquido. ...
  • Taça para vinho tinto. ...
  • Taça para vinho branco ou rosé ...
  • Taça para cerveja. ...
  • Taça para drinks.

Para vinhos brancos e rosés são indicadas taças de tamanho médio, para não esquentar muito rápido e para que as características aromáticas se concentrem. “A taça Chardonnay tem o bojo redondo e largo, lembrando muito a taça Borgonha.

Não é tão comum encontrar pessoas que tenham essa taça de vinho, específica para consumir os rosés. Por isso, se esse for o seu caso, opte sempre pelas taças de vinho branco para apreciar essa bebida.

Já um vinho branco precisa de uma taça maior. Para não errar na escolha, indicamos o taça ISO. Seu formato foi criado especialmente para servir diferentes tipos de vinho, conservando as melhores características de cada bebida. Vale a pena investir em um jogo de taças desse tipo.

Por fim, vinhos encorpados, como Cabernet Sauvignon, Malbec, Primitivo, Tempranillo e Tannat, por exemplo, ou até mesmo aqueles que passaram por barricas de carvalho, como o célebre Barolo, podem ser servidos entre 17ºC e 18ºC.