Qual é a melhor taça para vinho?

Perguntado por: lpilar9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A taça ISO (International Standards Organization) é conhecida como taça coringa porque pode ser utilizada para diversos tipos de vinho.

Para os vinhos repletos de aromas delicados, a taça ideal é fechada, com a borda estreita para concentrar os aromas. Já os vinhos encorpados e afinados em madeira pedem uma taça grande, com a boca mais aberta, semelhante às taças chamadas “balloon”. Usar a taça adequada para vinhos brancos é muito importante.

A diferença entre elas é a presença do teor do chumbo, metal utilizado em sua produção. A de cristal, e cristal de vidro tem uma certa porcentagem de chumbo, já a de vidro não tem. O chumbo acaba dando mais leveza, além de fazer com que a espessura da taça seja mais fina.

As taças de cristal permitem que o aroma dos vinhos se acumule por mais tempo do que as taças de vidro.

Dar uma olhada na taça
Esse é o primeiro passo da degustação. Você deve olhar a taça e julgar a cor do vinho. Um vinho correto deve ser brilhante e limpo. O brilho define a condição do vinho, seu frescor e se o mesmo brilha de acordo com sua idade.

Para os vinhos tintos, escolha as taças maiores
A borda mais estreita faz com que os aromas se mantenham concentrados, além de direcionar o vinho à boca valorizando o potencial gustativo do exemplar e fazendo com que os apreciadores sintam a adstringência dos vinhos mais tânicos no paladar.

Frisantes devem ser apreciados em taças menores, para que não haja perda do gás e sua temperatura se mantenha mais baixa. Além disso, muitos consumidores assíduos costumam apreciar frisantes nas tradicionais taças de espumante, mas lembre, que a taça ideal sempre ficará à sua escolha.

1 taça, com 150 ml de vinho, contém 14 g de álcool puro. Consumo acima de 30 g já é considerado excessivo. Ingestão baixa a moderada corresponde a 2 taças para homens e 1 taça para mulheres (cada taça com 200 ml a 250 ml).

Assim, da esquerda para a direita, a ordem é: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.

É comum em algumas perfumarias cheirar um pouco de café entre um perfume e outro. Sendo assim, também é praxe entre os apreciadores, tomar uma taça de água mineral no intervalo de dois vinhos distintos. Dessa forma, é eliminado o sabor remanescente na boca para partir para a próxima degustação.

Outras grandes vantagens do cristal é que permite melhor visualização do vinho, costumam ser mais finas que as de vidro, passando a sensação de maior elegância e delicadeza, melhor acabamento, as taças não costumam ter a borda saliente, como muitas taças de vidro apresentam.

A sugestão para servir é ¼ da taça, no máximo 1/3. Alguns produtores de vinho sugerem em qual taça tomar, principalmente os da Borgonha, mas isso já é exclusividade de poucos; no geral, precisamos ter em casa as seguintes taças: Espumantes: taça flûte.