Qual a diferença entre as taças de vinho?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Altas, baixas, finas ou arredondadas, com bocal largo ou pequeno: as taças de vinho variam conforme o tipo de vinho a ser bebido. Por exemplo, um vinho tinto mais encorpado pede uma taça distinta de um vinho branco leve, como um espumante com suas bolhas irá pedir outro tipo de taça.

A taça mais comum para servir os vinhos tintos encorpados é a Bordeaux, com bojo mais largo e a borda menor. É uma taça para servir os vinhos tintos com mais taninos, como os exemplares elaborados a partir de castas como Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Syrah.

  • Taça para água. Não há nenhuma regra específica sobre o tipo de taça para utilizada para água. ...
  • Taça para espumante. Como os espumantes são, normalmente, consumidos gelados é importante que a taça mantenha a temperatura do liquido. ...
  • Taça para vinho tinto. ...
  • Taça para vinho branco ou rosé ...
  • Taça para cerveja. ...
  • Taça para drinks.

Deve ser de “cristal” com 9% de chumbo, totalmente transparente e incolor, e sem relevos ou detalhes. É a taça padrão em degustações mundo à fora e um dos melhores modelos para começar seu acervo.

Assim, da esquerda para a direita, a ordem é: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.

Taças muito longas são adequadas para bebidas espumantes, já que permitem a formação correta das bolhas e melhoram seu aroma, enquanto as taças pequenas e curtas são ideais para vinhos doces que são consumidos em doses menores.

As taças precisam ser transparentes, algumas vêm com bojo mais largo, outras com corpo menos largo. Todas devem ter haste comprida para você segurar a taça corretamente.

A diferença entre elas é a presença do teor do chumbo, metal utilizado em sua produção. A de cristal, e cristal de vidro tem uma certa porcentagem de chumbo, já a de vidro não tem. O chumbo acaba dando mais leveza, além de fazer com que a espessura da taça seja mais fina.

Taça de Vinho Branco
O vinho branco precisa ser consumido em temperaturas mais baixas, por isso pede uma taça com menos trocas de calor com o ambiente. A taça de vinho branco tem aba mais estreita e é menor que a taça de vinho tinto, pois assim possibilita a apreciação completa desses vinhos mais leves e frutados.

As diferenças entre cálice e taça, no sentido da sua pergunta, segundo os dicionários de português, resumem-se ao seguinte: o cálice é «copo pequeno, tipicamente com pé»; a taça é «vaso pouco fundo e de boca larga».