Quando a carne escurece estragou?

Perguntado por: nmaia5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

Carne bovina - atenção a coloração!
A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada. Fuja das carnes esverdeadas e com textura viscosa!

Geralmente, quando a carne apresenta alguns pontos esverdeados ou marrons, é porque ela não está adequada para consumo — embora isso nem sempre seja o caso. Por fim, se ela estiver com cores cintilantes, é porque está contaminada por bactérias. Em caso de dúvida, jogue a carne fora.

Por que a carne fica escura na geladeira? A carne na minha geladeira está ficando marrom, o que isso quer dizer? R: Primeiro o oxigênio reage com os pigmentos para torná-lo vermelho. Depois de um tempo, a carne começa a oxidar e fica marrom, da mesma forma que uma maçã ou batata ficam escuras após cortadas e expostas.

Outro fator interessante é o pH da carne, animais submetidos a situações de estresse durante o abate apresentam pH elevado, que altera a coloração. Quando o pH apresenta um alto valor a cor da carne é escura. Essa carne é denominada de DFD, escura (Dark), firme (Firm) e seca(Dry).

O cheiro ruim e possíveis manchas escuras que ficam impregnados na tábua de carne desaparecem facilmente com uma higienização simples, totalmente a base de limão e sal. Item indispensável em qualquer cozinha, a tábua de carne precisa ser muito bem higienizada para evitar o acúmulo de bactérias em sua superfície.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

Na carne cozida, o principal pigmento é um pigmento marrom, apresentando a parte protéica (globina) desnaturada e o ferro na forma Fe +++. A cor da carne cozida é determinada por outros fatores, como a caramelização de carboidratos e reação de Maillard.

A cor vermelha é indicativa de qualidade da carne. Por outro lado, se o corte tiver uma coloração escura e opaca, é um mau sinal. Isso indica problemas na refrigeração da gôndola ou até mesmo que a peça está há muito tempo no ponto de venda.

Cozinhe por alguns minutos em uma panela com água ou no microondas. Se, ao abrir o saquinho, você sentir um cheiro de podre, ela está estragada. A recomendação é que as carnes cruas fiquem apenas um ou dois dias na geladeira. "Quando a gente compra do açougue, não sabe por quanto tempo aquela peça ficou lá.

É fácil perceber quando a carne ficou muito tempo fora da refrigeração. Ela apresenta cheiro e gosto de estragada. Fica escurecida, com cor diferente da que estamos acostumados e manchas. Quando está com cheiro ruim, não deve nem sequer ser experimentada.

vermelho brilhante

A cor natural e ideal da carne é um vermelho brilhante. Figura 1. Ciclo da cor em carne fresca (adaptado de Sarantópoulos e Pizzinato, 1990). Em certas condições, há oxidação da mioglobina e da oximioglobina, passando o pigmento para forma conhecida por metamioglobina.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais. Um ponto muito importante: nunca lave a carne depois de deixar de molho, pois pode perder a eficácia do processo.

Evite carnes com cor muito escura ou de vermelho brilhante. Cores pretas ou verdes na superfície da carne é um sinal de que bactérias começaram a crescer.

A oxidação lipídica da carne acontece devido a presença de ácidos graxos poliinsaturados. A elevação da temperatura, a presença de oxigênio e metais, enzimas originadas por microrganismos, luz, dentre outros fatores favorecem a sua oxidação.

O bife também pode ser requentado no forno. Neste caso, o ideal é cobrir a carne com papel alumínio e manter no forno aquecido em uma temperatura bem baixa para evitar que resseque.