Qual a durabilidade do amendoim torrado?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ingredientes: Amendoim. Não Contém Glúten. Informações Importantes: · Depois de aberto, guardar em lugar fresco e seco e consumir em até 15 dias.

O prazo de validade do produto pode variar de acordo com as condições de armazenamento, mas geralmente é de seis meses a um ano. Ingredientes: Amendoim. Na Rótulo do Bem, o amendoim torrado sem pele e sem sal é preparado com ingredientes selecionados e seguindo rigorosos padrões de qualidade.

15 dias

06 meses. Depois de aberto guardar em lugar fresco e seco e consumir em até 15 dias.

A principal forma de identificar um alimento mofado é pelo cheiro e cor. Marina diz que bolores coloridos na superfície dos alimentos – preto, rosado, azul, verde e cinza – são os mais preocupantes.

Mantenha o amendoim em recipientes fechados e em local fresco, seco e escuro. Caso prefira, pode guardar na geladeira ou até congelar por, no máximo, três meses.

E para não restar dúvidas da importância de confiar muito nas marcas que consome, saiba que existe até mesmo aflatoxina no amendoim torrado. Isso porque é preciso uma temperatura extremamente alta para eliminar a toxina do alimento.

Consumo de alimento vencido pode causar intoxicação alimentar. Os alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual.

A aflatoxina faz parte da classe das micotoxinas, substâncias resultantes da atividade metabólica de fungos (bolores, mofos), que podem intoxicar seres humanos e animais. O controle e prevenção da aflatoxina é o principal aspecto relativo à qualidade do amendoim.

Tanto as variedades cremosa quanto crocante da manteiga de amendoim são seguras de se comer por cerca de um ano depois da data de validade original, se ainda estiverem lacradas.

Porém, o amendoim embora seco, se for mal armazenado pode, em época chuvosa (devido à elevada umidade relativa do ar), reumedecer-se e dar condições ao fungo de crescer, possibilitando a contaminação com aflatoxina. Quais os riscos para saúde?

Danos ao sistema digestivo e órgãos como rim e fígado; Hepatite; Infestação por parasitas no organismo.

A contaminação de aflatoxinas em alimentos, como o amendoim, ocorre pela proliferação dos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. As aflatoxinas são estáveis a temperaturas acima de 100°C, não se decompondo com o cozimento, pasteurização e torrefação.