O que é fitatos e oxalatos?

Perguntado por: aornelas6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Fitatos e oxalatos Fitatos e oxalatos são substâncias naturalmente presentes em diversos alimentos de origem vegetal que prejudicam a absorção intestinal de alguns nutrientes essenciais, como cálcio e zinco.

Os alimentos ricos em fitato são principalmente os grãos, os legumes e as leguminosas, como o feijão e o grão-de-bico.

Como eliminar os fitatos
Como muitos antinutrientes são solúveis em água, eles simplesmente se dissolvem quando os alimentos são imersos. Então, uma ótima opção para amenizar seus efeitos pode ser deixando os grãos de molho durante a noite e desprezando esta água no dia seguinte, para só então prosseguir com o preparo.

Os fitatos são substancias orgânicas derivadas de ácidos fítico ou ácido hexafosfórico mioinositol, naturalmente presente nas plantas, que usam essa substância para armazenar fósforo durante o amadurecimento das sementes.

O excesso de oxalato é a principal causa de pedras de oxalato de cálcio, sendo então importante evitar alimentos como espinafre, morango, beterraba, chocolate, café, chá preto, cola, soja, pimenta, cacau em pó e oleaginosos como castanhas ou nozes.

Para reduzir a quantidade de fitato é bom deixar o alimento de molho. O tempo ideal é 12 horas. Não deixe passar disso porque quando o alimento fica de molho por mais de 12 horas, o fitato acaba voltando para dentro do alimento.

Talvez a sua vó já fazia isso mesmo sem saber da existência do fitato, mas a melhor solução para retirarmos o fitato (boa parte dele) é deixarmos o alimento de molho por pelo menos 8h antes de prepará-lo.

Utilizando vinagre
Com o vinagre, a dose correta é uma colher de sopa para cada litro de água que for usado para colocar o feijão de molho. E ele deve permanecer de molho, por aproximadamente 12h, para que então os gases sejam eliminados!

Para isso, lave os feijões em água corrente, e coloque uma panela grande e adicione o dobro de água e leve ao fogo (sempre alto). Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe nesse processo por cerca de 45 minutos a 1 hora.

Como diminuir o oxalato dos alimentos
Por último, comer alimentos com boas quantidades de magnésio e/ou cálcio, como leite, aveia, queijo e iogurtes, também diminui a absorção e aumenta a eliminação do oxalato pelas fezes.

O arroz integral tem uma maior concentração de um grupo de substâncias conhecidos como fitatos.