Quem tem problema de fígado pode comer amendoim?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Uma quantidade moderada de amendoim pode até ajudar a tratar problemas hepáticos, como fígado gorduroso. No entanto, lembre-se de não comer amendoim demais, pois pode causar várias complicações de saúde.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Porém, se o produto for de qualidade e consumido na medida certa – ou seja, os 30g diários – , o amendoim pode até ajudar a reduzir as doenças hepáticas, como gordura no fígado. Isso porque o alimento é rico em gorduras boas, o que acaba competindo com a gordura abdominal, podendo inclusive reduzi-la.

As oleaginosas (castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, amêndoas, amendoim, avelã, macadâmia) são alimentos presentes na composição da dieta mediterrânea, que têm sido indicadas para doença hepática gordurosa metabólica (DHGM).

Para a grande maioria das pessoas, não há contraindicações. No entanto, pessoas que costumam sofrer com herpes devem evitar o seu consumo, pois o amendoim possui alto teor de arginina.

Chá de hortelã:
A hortelã é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado.

Espinafre. Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.

O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia. Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Sugestão de dieta para gordura no fígado
Lanche: suco de maçã centrifugado e beba bastante água ao longo do dia; Almoço: arroz cozido e uma porção de vegetais crus ou cozidos, temperados apenas com azeite de oliva e limão; Lanche: uma fruta (mamão, laranja, abacaxi);

Suco de abacaxi, couve e água de coco
Esse ingrediente ajuda muito a hidratar e desintoxicar o corpo (além de ser fonte de diversos minerais e vitaminas importantes). Para complementar a receita, coloque pedaços de abacaxi e folhas de couve, que também ajudam a limpar o fígado.

A principal contraindicação ocorre para aqueles que são alérgicos ao amendoim, já que essa leguminosa possui um alto potencial alergênico. Além disso, pessoas que costumam sofrer com herpes também devem evitar seu consumo, devido a presença da arginina, um aminoácido que contribui para os episódios de herpes.

O ideal é comer um máximo de 30 gramas diários, o equivalente a uma mão fechada, já que o alimento é calórico - ou 1 colher de sopa da pasta de amendoim pura. Assim, aproveita-se os benefícios sem provocar malefícios como o ganho de peso.

O amendoim é rico em gorduras boas, entre elas o Ômega-3, sendo um dos melhores alimentos para quem precisa diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração, principalmente contra doenças cardiovasculares, aterosclerose e anemia.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.