Porque atletas comem pasta de amendoim?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

A gordura da pasta de amendoim é uma gordura boa para nosso organismo, que ajuda os atletas a ganharem massa muscular de forma saudável. O potássio e o fósforo têm alta densidade calórica, ou seja, são fontes de energia que vão dar mais disposição para o treino.

A pasta de amendoim e a prática esportiva
Isso porque o alimento auxilia na hipertrofia, afinal, o amendoim possui naturalmente uma boa concentração de proteína vegetal, sendo também um hipercalórico natural, o que favorece o ganho de peso de forma boa, sem estimular o acúmulo de gordura.

Para o ganho de massa muscular é importante o consumo de uma alimentação equilibrada e principalmente o consumo da proteína. A pasta de amendoim tem uma boa quantidade de proteína e é uma excelente fonte de gordura do bem e dentro de um plano alimentar equilibrado, pode auxiliar no ganho de massa muscular.

No geral, recomenda-se que a pasta de amendoim seja consumida em porções de até duas colheres de sopa por dia para pessoas em dieta de emagrecimento. Agora, se você não está de dieta, pode comer mais.

A nutricionista explica ainda que o amendoim contém fibras, que auxilia a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, garantindo assim um maior tempo de exercício sem desgaste intenso. "Outro benefício é que ele promove aquela energia "extra" através das gorduras boas que ele possui", ressalta.

As únicas exceções são as versões que levam cacau, avelã e whey protein, que também são saudáveis e podem ser consumidas sem peso na consciência. Como a pasta de amendoim é saudável, pode ser consumida todo dia no intervalo das refeições, no pré ou pós-treino, isto é, a qualquer hora do dia.

Para obter esses benefícios, deve-se consumir diariamente pelo menos 1 colher de sopa de pasta de amendoim, que pode ser utilizada como recheio em pães ou adicionadas em vitaminas, receitas de biscoitos integrais, coberturas de bolo ou sobre frutas picadas em um lanche rápido.

Se a pasta de amendoim com coco já era a queridinha por aqui, imagine ela ainda melhor com a adição da creatina! Indicada por nutricionistas, esta pasta de amendoim é perfeita para seus treinos e atividades do dia a dia; a creatina ajuda a evitar a fadiga e traz mais força para nossos músculos.

Qual o melhor horário para comer? A pasta de amendoim pode ser consumida em todos os horários. Porém, no horário dos lanches, é uma sugestão interessante, por ser uma excelente opção para enriquecer essas refeições. Ela pode ser incluída também no pré-treino para dar energia, no café da manhã ou no pós-treino.

Também é possível combinar a banana com uma fonte de proteína, como iogurte, manteiga de amendoim ou whey protein, para aumentar os benefícios e a saciedade.

A pasta de amendoim é um dos ingredientes favoritos de quem está treinando para ganhar massa muscular. Trata-se de um alimento versátil, pois pode ser adicionado no pão, nas torradas e até mesmo em frutas. Além disso, é saboroso, nutritivo e traz diversos benefícios para a saúde.

A pasta de amendoim pode durar tranquilamente cerca de um mês em temperatura ambiente, mantendo a sua textura normal! Se você preferir ela mais geladinha, o ideal é manter na geladeira. Na dúvida, você pode manter as versões processadas fora da geladeira e refrigerar as mais naturais, como as caseiras.

Por isso, contribui com a saúde dos ossos, fortalece a imunidade e reduz o risco de doenças do coração, diabetes e Alzheimer. Embora seja bastante calórica, a pasta de amendoim pode ser aliada da perda de peso quando consumida com moderação e dentro de um cardápio saudável.

O amendoim é rico em vitamina E, e se consumido com moderação ele aumenta o desejo sexual e reforça a energia. Outro fator importante é que o amendoim é rico em zinco, nutriente muito importante para o cérebro.