Qual uva combina com risoto?

Perguntado por: bcapelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Entre os vinhos mais indicados para o preparo do risoto, estão a Sauvignon Blanc e a Chardonnay. Os dois tipos de uva têm perfil aromático marcante, além de agregarem uma textura mais densa e encorpada aos pratos.

Pinot Noir

Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Mas as receitas com carne, linguiça, cordeiro ou carne de caça aceitam tintos leves, como Pinot Noir ou Merlot.

Os vinhos brancos são a melhor opção para acompanhar o Risoto de Legumes. Aposte em rótulos de médio corpo, como os elaborados com a uva Chardonnay.

Risotos. O risoto é um prato de origem italiana à base de arroz "saborizado" com outros ingredientes, como queijo, vegetais, carnes e cogumelos. O vinho branco seco entra para corrigir acidez e proporcionar maior complexidade de sabores ao prato.

Vinhos secos, ou vinhos finos, são fabricados utilizando uvas de espécies nobres. Já vinho suave é um vinho fabricado com uvas comuns de espécies comuns e apresentam sabor adocicado, usá-los no risoto vai deixar seu prato com tons doces.

Risoto de carne: vinho tinto e encorpado, como Pinot Noir; Risoto de queijo: vinho branco; Risoto de frutos do mar: vinho tinto, como Merlot, ou branco, como Sauvignon Blanc; Risoto de legumes: vinho branco, como Chardonnay.

Risotos. Risotos são preparações leves, mas que podem ter acompanhamentos mais pesados. É muito comum a utilização de vinho no cozimento do arroz. A bebida facilita o processo de gelatinização do amido, dando um toque a mais amanteigado e sabor adocicado.

Risoto de cogumelos
Mas prato tem estrutura, cremosidade, muita intensidade de sabor… Seria tarefa fácil para um Malbec bem estruturado e igualmente saboroso como o Cobos Felino Malbec.

carnaroli

Apesar de no Brasil ser menos conhecido, o carnaroli é o favorito dos italianos para preparar risoto porque tem mais amido que o arborio, resultando num prato mais cremoso. É um grão híbrido que pode demorar alguns minutinhos a mais para cozinhar, mas mantém melhor a cocção “al dente”.

Barolo e risoto trufado
São, de longe, os cogumelos mais marcantes da culinária italiana e mais terrosos do que a própria terra. Todo seu aroma defumado e o sabor tão presente finalizam com maestria um risoto trufado que compõe uma clássica harmonização com Barolo.

Substitutos para Vinho Branco:

  • Para dar acidez use cerca de 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco ou suco de limão para cada xícara de vinho.
  • Para dar um toque adocicado adicione açúcar ou mel aos poucos e prove até acertar o ponto desejado.
  • Outros substitutos: caldo de galinha, legumes ou suco de maçã

Vinhos brancos secos com risotos e frutos do mar vão super bem, por isso, deguste seu prato com expressões das uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Airén e a alemã Riesling. A leveza dos vinhos rosés e o frescor dos espumantes secos também combinam com risoto de camarão com vinho branco.

Use apenas vinho seco (doce ou suave jamais). O branco é o mais indicado por ser mais neutro e fácil de combinar, além de não tingir o arroz. A bebida é opcional, mas não substituível", afirma Justino.