Que vinho combina com risoto de limao?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

vinhos brancos

Para acompanhá-la, o ideal são os vinhos brancos e espumantes ácidos e vivos. Boas pedidas são o Artefacto D.O.C.

Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Mas as receitas com carne, linguiça, cordeiro ou carne de caça aceitam tintos leves, como Pinot Noir ou Merlot.

Que o risoto é uma combinação perfeita entre o arroz e o camarão, disso não há dúvidas. Ao ser acompanhado com vinhos a base de Sauvignon Blanc, Chardonnay ou um espumante rosé feito com o método clássico, o prato fica irresistível.

Risotos. O risoto é um prato de origem italiana à base de arroz "saborizado" com outros ingredientes, como queijo, vegetais, carnes e cogumelos. O vinho branco seco entra para corrigir acidez e proporcionar maior complexidade de sabores ao prato.

Muito versátil, o Risoto de Frango acompanha tanto vinhos rosés, quanto vinhos brancos. Se optar por um branco, aposte na uva Riesling, que dá origem a rótulos muito aromáticos.

Risoto de carne: vinho tinto e encorpado, como Pinot Noir; Risoto de queijo: vinho branco; Risoto de frutos do mar: vinho tinto, como Merlot, ou branco, como Sauvignon Blanc; Risoto de legumes: vinho branco, como Chardonnay.

Risotos. Risotos são preparações leves, mas que podem ter acompanhamentos mais pesados. É muito comum a utilização de vinho no cozimento do arroz. A bebida facilita o processo de gelatinização do amido, dando um toque a mais amanteigado e sabor adocicado.

Essencialmente, os peixes e frutos do mar harmonizam com vinhos brancos e rosés, porém, isso não é uma regra. Para peixes de cor mais escuras e de estrutura forte, como salmão e bacalhau, recomenda-se os vinhos tintos Pinot Noir e Gamay.

Risoto de cogumelos
Mas prato tem estrutura, cremosidade, muita intensidade de sabor… Seria tarefa fácil para um Malbec bem estruturado e igualmente saboroso como o Cobos Felino Malbec.

– Merlot: risoto de bacalhau; – Rosé: combina com a maioria dos risotos.

Risoto de limão siciliano
Essa é mais uma especialidade italiana, também muito saborosa e de peso médio. Para acompanhá-la, o ideal são os vinhos brancos e espumantes ácidos e vivos. Boas pedidas são o Artefacto D.O.C. Vinho Verde 2015 e o Espumante JP Extra Brut.

Vinhos secos, ou vinhos finos, são fabricados utilizando uvas de espécies nobres. Já vinho suave é um vinho fabricado com uvas comuns de espécies comuns e apresentam sabor adocicado, usá-los no risoto vai deixar seu prato com tons doces.

Substitua o vinho branco por suco citrico, de laranja, de limão, abacaxi, pessego, tamarindo, etc.

Como escolher o vinho ideal para o risoto
Brancos, rosés e espumantes para vegetais, legumes, carne branca, peixes e frutos do mar; e tintos para carne vermelha e embutidos.

carnaroli

Apesar de no Brasil ser menos conhecido, o carnaroli é o favorito dos italianos para preparar risoto porque tem mais amido que o arborio, resultando num prato mais cremoso. É um grão híbrido que pode demorar alguns minutinhos a mais para cozinhar, mas mantém melhor a cocção “al dente”.