O que harmoniza com camarão?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Destacam-se as saladas frescas de folhas e frutas, ingredientes que também se encaixam a perfeição com camarões. Considere essas mesmas recomendações para outros tipos de crustáceos, como lagostas, siris e caranguejos.

Essencialmente, os peixes e frutos do mar harmonizam com vinhos brancos e rosés, porém, isso não é uma regra. Para peixes de cor mais escuras e de estrutura forte, como salmão e bacalhau, recomenda-se os vinhos tintos Pinot Noir e Gamay.

Chardonnay

Vinhos brancos e encorpados, como. o Chardonnay, é a melhor opção para harmonizar com. camarão. Alguns espumantes também ficam.

Pinot Noir

Camarão com massas: esta é uma oportunidade interessante de harmonizar com vinhos tintos mais leves. Massas com molho vermelho e camarões combinam bem com vinhos elaborados com uvas como Pinot Noir, por exemplo.

Você não só pode como deve tomar vinho com camarão.
O camarão combina mais com vinho branco, apesar de você poder usar o tinto na preparação. A harmonização deve ser feita pensando no prato sempre, ou seja, observando qual vinho combina melhor com determinado tipo de prato ou receita.

Uma boa sugestão é o Sauvignon Blanc junto a um caranguejo ou a uma lagosta temperados apenas com sal e limão, pois possui um sabor bem leve. Mas, se o prato for um pouco mais temperado, com ervas aromáticas ou manteiga, por exemplo, uma boa combinação será um branco menos seco como o Riesling.

A melhor pedida é um Sauvignon Blanc.

Vinhos brancos secos com risotos e frutos do mar vão super bem, por isso, deguste seu prato com expressões das uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Airén e a alemã Riesling. A leveza dos vinhos rosés e o frescor dos espumantes secos também combinam com risoto de camarão com vinho branco.

Sauvignon Blanc

Se o molho for feito com frutos do mar ou queijo, o vinho branco é indicado para uma combinação equilibrada. Nesse caso, uma boa opção é o Sauvignon Blanc, bebida com acidez, leve e adocicada.

Vinhos espumantes combinam perfeitamente com ostras e peixe agulha frito; Vinhos rosé têm seu sabor realçado com camarão ao alho e óleo; Já os vinhos brancos casam muito bem com uma tábua de queijos fatiados.

vinho rosé

Bom, para a moqueca de camarão, vou dar duas dicas infalíveis: o vinho rosé português – Boca mar Regional Algarve Rosé 2021. Vinho jovem, leve, frutado com nuances minerais, bom volume em boca, acidez média, agradável frescor. Aqui também ressalto o vinho rosé francês – Château LEsparrou Intense IGP Pays dOc Rosé 2020.

Pinot Noir

Entre as variedades de uvas tintas, Pinot Noir é a que apresenta menor carga tânica. Uma qualidade preferível quando se trata de acompanhar peixes, além do caráter frutado e da grande acidez quando se trata de exemplares de clima frio como o Amelia Pinot Noir.

Além dos peixes, apostar em preparações com frango garante a harmonização ideal para o sabor frutado do vinho branco. Para evitar grandes contrastes, prefira versões assadas e acompanhadas de vegetais.

Só é preciso tomar cuidado com tintos muitos encorpados, ricos em taninos. Quando os taninos se combinam com o iodo presente em alguns peixes e frutos do mar, o vinho fica com um desagradável gosto metalizado.

No geral, os tintos leves são produzidos a partir de castas como pinot noir, schiava, cinsault, gamay, bonarda, grenache, bobal, entre outras. No entanto, vinhos de corte leves podem conter frutos como cabernet sauvignon, merlot e syrah.