Como fritar no óleo?

Perguntado por: avasconcelos7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.

Qual é a temperatura ideal para fritar alimentos? Com a panela ideal, o óleo deve ser aquecido em fogo médio ou baixo, para não queimar, por aproximadamente 10 minutos. Para saber se o óleo atingiu a temperatura ideal para fritar alimentos, jogue um pedaço de pão e verifique o tempo que ele leva para dourar.

Toda vez que você for preparar um alimento frito, acrescente uma colher de chá de farinha de trigo no óleo frio, antes de ligar o fogo, e misture. A colher não precisa ser muito cheia.

Depois de fritar
Para retirar o alimento da panela, use uma escumadeira e deixe-o escorrendo sobre um escorredor de frituras, que tem formato de grade. Se for usar papel absorvente, troque o papel constantemente, para que ele não fique encharcado e deixe sua fritura gordurosa.

A temperatura ideal para fritura é entre 180°C a 190°C. Se estiver quente demais, o alimento vai fritar muito rápido, mas pode ficar cru por dentro. O óleo vai queimar aos 205°C, portanto fique de olho na chama, que deve estar constante e azulada (indícios de que o gás não está acabando!).

Coloque o óleo na panela, leve ao fogo e, depois de alguns minutos, coloque um pedaço de pão: se ele afundar, sinal de que o óleo ainda não está quente o suficiente. Porém, se ele subir para a superfície rapidamente e dourar em menos de 1 minuto, então o óleo já estará aquecido para preparar a fritura.

Para fazer o teste é só colocar algo de madeira dentro do óleo e quando ele começar a borbulhar é sinal que esta quente. Torradinha: Esse método na verdade serve até com migalhas de pão, para fazer o teste basta jogar um pedacinho de pão ou torrada e quando começar a borbulhar é sinal que esta quente.

“Mas caso não tenha um, é só colocar a ponta de uma colher de pau no óleo. Se borbulhar em volta da colher, é sinal que está no ponto”, sugere Melchior. Para Lucas, a quantidade certa para fritar por imersão deve ser suficiente para cobrir o alimento.

Se for usar para frituras, não tampe a panela pois o óleo quente pode danificar as peças de borracha ou silicone.

Óleo de canola
O óleo de canola, assim como o azeite, é menos propenso à oxidação. Assim é considerado uma boa opção para ser utilizado em frituras, pois é rico em ácidos graxos saturados e monoinsaturados e, portanto, bem mais estável quando submetido ao calor.