Qual é o país de origem do quibe?

Perguntado por: dbarbosa2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Quibe é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, recheado com carne, temperada com ervas, que pode ser servido cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola.

Kibe, do árabe “kibbeh” ou “kubbah”, é sem dúvidas o prato mais famoso vindo do Oriente Médio e assim o mais popular em todo o mundo. É tradicional do Líbano, Palestina, Síria e Iraque, por isso é considerado prato nacional nesses países.

O kibe é um salgado que faz muito sucesso no Brasil, mas sua origem não é brasileira. O salgado faz parte da cultura dos países Árabes e foi trazido para o Brasil pelos Sírio-libaneses.

Em árabe, a palavra kibe vem de kubbeh que significa bola. Muito popular entre todos os cidadãos de diferentes países, sua origem está ligada a cultura do uso constante do trigo para preparo de massas, diferentes tipos de ervas para realçar o sabor e uso da carne de cordeiro em diferentes composições do cardápio árabe.

O quibe com a carne e a mistura de tabule, sem a massa (crosta), pode ser servido cru, chamado kibbe nayye, típico do Líbano, Síria e Iraque, acompanhado do licor de arak.

  • Turquia
  • Líbano
  • Síria
  • Chipre
  • Armênia

Culinária. Iguaria de origem árabe feita com carne de vaca moída e trigo integral.

Estudiosos apontam que a coxinha surgiu durante o processo de industrialização de São Paulo como forma de oferecer um lanche em lanchonetes e nas portas das fábricas da época. Dessa forma, o salgado feito a base de trigo e frango fez sucesso e se espalhou na década de 1950 pelo Rio de Janeiro e Paraná.

Embora as duas formas sejam muito utilizadas pelos falantes, a forma correta de escrita da palavra é quibe, com qu, sendo essa a única forma reconhecida pelo vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Exemplos: Queria um quibe e uma esfirra de carne, por favor.

= R$ 17,50 o kg.

triguilho

O trigo para quibe, também conhecido como triguilho ou bulgur, nada mais é do que o grão integral do trigo que passa por alguns processamentos mínimos, uma espécie de pré-cozimento, para depois serem secos e moídos.

Um petisco muito apreciado em Roraima é o quibe de arroz. Durante muito tempo falavam que este quibe tinha surgido na nossa cidade com a vinda de famílias árabes para a região, e a receita era feita com arroz para substituir a falta do triguilho, conhecido como trigo para quibe.

quibes | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A culinária árabe é muito apreciada e um dos pratos mais procurados é o kibe cru, à base de carne moída. Pode ser consumido com segurança em restaurantes que primam pela higiene e cuidados no preparo.

O Trigo para quibe, triguilho ou bulgur, é um grão integral de trigo que não cresceu e que é submetido a um processo específico: Os grãos germinados são primeiramente cozidos, depois secos e finalmente moídos para formarem pequenos pedaços semelhantes a grãos de arroz.