Como saber se o Kibe está estragado?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 20 de julho de 2023
/ 5 11 votos

Carne tem um odor próprio. Se for mais acidificado que o normal, isso pode indicar a presença de bactérias. O odor da carne, portanto, deve ser aquele cheiro característico de carne, mas de forma sutil. Se for muito intenso, também não é recomendado o consumo.

Observe o odor da farinha.
Para saber se a sua farinha de trigo está estragada vai precisar cheirá-la. Se identificar um cheiro oleoso ou assim um pouco rançoso, é porque a sua farinha já passou a validade, ou porque foi mal armazenada ou porque simplesmente passou muito tempo esquecida na prateleira.

Passou do prazo de validade, melhor evitar. “Alimento fora de prazo é um problema para o consumidor, não é seguro. Todo alimento tem seu grau de contaminação”, ela afirma.

Cheiro – Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

O fenômeno é causado por um grupo de enzimas chamadas polifenol oxidases (PPO), presentes naturalmente no trigo e liberadas na moagem da farinha.

90 dias após a data de fabricação

90 dias após a data de fabricação.

Quibe com Carne

TEMPERATURA DE ARMAZENAGEMVALIDADE
RESFRIADO (+ 8º C)3 Dias
CONGELADO (- 5º C)90 Dias

Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.

A indicação é tomar muito líquido e procurar tratamento médico se tiver mais que três evacuações por dia, diarreia com sangue, dor abdominal intensa, febre, calafrio e taquicardia. Suco de fruta natural, chá, água de coco e isotônico são as melhores formas de se hidratar.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Geralmente, quando a carne apresenta alguns pontos esverdeados ou marrons, é porque ela não está adequada para consumo — embora isso nem sempre seja o caso. Por fim, se ela estiver com cores cintilantes, é porque está contaminada por bactérias. Em caso de dúvida, jogue a carne fora.

4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

Toque na carne e veja a consistência dela.
Pressione-a levemente com os dedos e ela deve se separar em alguns pedaços. Se ela estiver grudenta ou com textura pegajosa, provavelmente está podre. Sempre lave as mãos antes e depois de manusear a carne crua, evitando a contaminação do alimento e das superfícies.

O principal motivo do escurecimento de massas frescas, segundo especialistas, é pela oxidação da farinha de trigo. Por isso, procure farinhas mais brancas e com menos farelo para evitar o escurecimento da massa.

O prazo de validade da farinha integral, por exemplo, é de três meses no Brasil, enquanto que a farinha de trigo branca ou refinada pode ficar até seis meses na prateleira.

Outra forma de identificar a farinha de trigo estragada é pela sua textura, se ela estiver formando grumos, ou o toque for diferente provavelmente está vencida e tem de ser colocada no lixo.